Decreto torna obrigatória a entrevista pessoal para grupos que eram isentos do procedimento.

O decreto de controle imigratório assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que bane por 90 dias a entrada cidadãos de sete países de maioria mulçumana, como Iraque, Síria, Irã, Sudão, Somália e Iemêm, também, trouxe mudanças na concessão de visto para os brasileiros.

Foto: Reprodução, Nova York

As alterações reforçam a necessidade da entrevista para quem quer renovar o visto. Aqueles que eram isentos, agora, ao dar entrada na renovação do documento deverá passar pelo procedimento.  Anteriormente, grupos eram dispensados desta exigência ao realizar a ação em até 48 meses após o vencimento da licença.

A mudança atinge, também, brasileiros e argentinos com 14 e 15 anos e entre 66 e 79 anos. Antes da nova regra, esta categoria estava dispensada da entrevista, ainda que solicitasse o visto pela primeira vez, com a modificação, o grupo passará pelo crivo de avaliadores.

As exceções ficam apenas para quem tem menos de 14 anos ou mais de 70 anos e para solicitantes do visto diplomático. A regra foi publicada no dia 27 de janeiro deste ano e foi colocada em prática no dia 30 do mesmo mês pelo Consulado Americano.

Leia também:


Joyce Lima
Jornalista e assessora de comunicação, a área cultural é a sua paixão e, por isso, sempre busca conhecer costumes e culturas de diferentes lugares. A história de cada país e região a encanta e ela procura dividir isso de maneira mais fidedigna com os leitores. Carioca da gema e sem amarras segue livre buscando conhecimentos por onde passa.