Viajar é possível, considere o planejamento como parte importante. 

alemanha-intercambio-press-abroad

 Viajar é bom e todo mundo gosta, mas como fazer tudo ser perfeito? Pois então, não existe viagem perfeita. Com isto, esteja preparado para os imprevistos, mas não deixe de planejar. O planejamento e a organização vão ajudar muito.

Vamos começar pela parte principal: o dinheiro. Por mais que você tenha um cartão com limite exorbitante, uma tabela de gastos não atrapalhará. Uma viagem, seja internacional ou nacional, tem em sua base os primeiros gastos, que agregam as passagens de ida e volta, hospedagem e transporte. Estes serão os maiores montantes.

Passada esta fase, conheça bem as possibilidades de atrações que o destino oferece: museus, parques, lojas, restaurantes, pontos turísticos, etc. Busque sobre os horários de funcionamentos e valores de ingressos. Distribua as atividades de acordo com a quantidades de dias na cidade e leve em consideração a distância e tempo de deslocamento do aeroporto, rodoviária ou estação de trem para o hotel, para evitar atrasos.

A próxima fase do planejamento é em relação às compras de lembranças, em liquidações e para aquele grande sonho de consumo. Não existe um cálculo exato para as compras, mas gaste apenas o que o seu bolso permitir, evitando as dívidas.

Pensadas e calculadas as despesas chega o momento crítico: analisar a conta bancária. Ainda falta metade da grana? Não se desespere e seja persistente. Como? Sabe aquela cervejinha de toda sexta-feira? É vai ter que suspender por um tempo. Guarde o dinheiro! “ Ah, mas são só R$ 30…”. Deixar de ir ao restaurante mais badalado da cidade, substituir o cinema pelo Netflix, trocar a academia por uma caminhada no parque farão a diferença. Lembre-se que o objetivo é maior.

Com isso entendemos que, planejar e poupar são as principais funções de um viajante. O planejamento não influencia o mau tempo que impede o avião de decolar, mas evita que você perca o voo e um dia de viagem. Poupar garante uma viagem tranquila e estável, dando a possibilidade de jantar em restaurante de mais caro, fugindo do fast food.

E você, como planeja a sua viagem?

Leia também:


Amina Bawa
Amina é jornalista graduada pela PUC-Rio, fazendo mestrado em Cultura e Comunicação, na Universidade de Lisboa e assume ser uma viajante viciada. Curiosa por natureza, sempre quer saber um pouco mais sobre tudo e pretende dar a volta ao mundo. Atualmente reside na capital portuguesa, mas já morou na Irlanda desenvolvendo projetos na área de Audiovisuais e multimídias.