Veja quando você precisa de visto para Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um dos destinos mais procurados por estudantes que querem fazer um intercâmbio com a porposta de aprender ou aprimorar o inglês. Dividida em duas grandes ilhas (Norte e Sul), com tamanho total equivalente ao estado do Rio Grande do Sul, a Nova Zelândia permite o contato com a natureza. Quem quer apenas viajar, também vai se encantar com os pontos turísticos e atrações. No roteiro, trilhas de mata fechada, montanhas glaciais, bungee jump e esportes aquáticos.

Isenção de visto

Quem possui passaporte brasileiro pode passar até 3 meses na Nova Zelândia sem a necessidade de emissão de um Visto de Visitante (Visitor Visa) antes de sua chegada. Isso também vale para estudantes que vão ficar no máximo esse tempo no país ou para quem vai a reunião de negócios, mas, em nenhum desses casos, o visto permite atividade de trabalho, seja ele temporário, sazonal ou meio período, sob pena de ser removido imediatamente da Nova Zelândia.

As cidades mais populosas são Wellington (a capital) e Auckland, muito procurada por estudantes estrangeiros. O país é respeitado pelo ensino e as oito universidades federais oferecem cursos de graduação e pós-graduação nas mais variadas áreas.

 Se você for ficar menos de três meses no país é preciso apresentar:

  • Passaporte (para brasileiros, válido ate no mínimo um mês meses após a data de partida da Nova Zelândia);
  • Passagem de retorno ou saída com data prevista para o período de até três meses após a data de chegada à Nova Zelândia com destino a um país que se tenha o direito de entrar;
  • Dinheiro suficiente para se manter na Nova Zelândia durante a estadia (NZ$1000 por mês e por pessoa – dinheiro em espécie, traveller’s cheque e cartão de crédito).

Caso o motivo principal da viagem seja estudo (até 3 meses), é recomendado levar também:

  • Comprovante de pagamento do curso;
  • Comprovante de matrícula na Escola ou Instituição de Ensino.

Em qualquer dos casos, recomendamos que tenha em mãos:

  • Itinerário de viagem;
  • Comprovação de que possui reserva de hotel na Nova Zelândia ou endereço onde ficará hospedado;
  • Comprovantes de vínculos com o Brasil (ex: carta do seu empregador).

Estudantes (mais de 3 meses)

Quem vai ficar mais de três meses no país, precisa de visto e deve apresentar  a seguinte documentação na Embaixada:

  • Passaporte (válido até no mínimo três meses após a data de saída da Nova Zelândia)
  • Duas fotos recentes (3×4) coladas no formulário.
  • Formulário para Visto para Estudante, preenchido e assinado pelo aluno.
  • Formulário de Financial Undertaking assinado pela pessoa que estiver financiando o curso e pelo gerente de seu banco (Comprovação financeira).
  • Oferta de lugar na escola/universidade
  • Recibo da escola comprovando pagamento integral do curso
  • Garantia de acomodação com endereço onde o aluno vai ficar hospedado
  • Cópia da passagem aérea (ida e volta) ou print da reserva
  • EXAME MÉDICO: Apenas para quem for permanecer na Nova Zelândia por mais do que 6 meses:

Entre 6 meses e 1 ano: Formulário “X-Ray Certificate” preenchido pelo médico (obrigatorio a assinatura e carimbo do CRM do médico), foto do aluno colada ao formulário e assinada pelo médico + laudo medico que é emitido junto com a radiografia.

Mais que 1 ano: Atestado Médico completo, que devem necessariamente ser preenchidos por um médico credenciado pela Immigração da Nova Zelândia.

Se o curto durar mais de um ano é preciso aprensentar carta de recomendação (para menores de 17 anos) e atestados policial para maiores de 17 anos.

Permissão para Trabalho

Segundo as novas regulamentações da imigração da Nova Zelândia, a partir de Janeiro de 2014, estudantes internacionais que desejam trabalhar na Nova Zelândia, devem obter o visto de estudante, se matricular em escolas de boa qualidade (Categoria 1 do NZQA), o curso deve ser de período integral (minimo de 20 horas de estudo por semana) e duração minima de 14 semanas. Com a nova permissão, os estudantes brasileiros poderão trabalhar 20 horas semanais. 

Apenas estudantes com curso superior a um ano poderão trabalhar período integral nas férias.

Visto de Trabalho:

 O visto de trabalho só é dado para quem conseguiu um emprego na Nova Zelândia. O empregador deverá ter uma autorização da Imigração da Nova Zelândia para estar contratando um estrangeiro, caso seja dada a autorização deve-se fechar um contrato com o empregado. Só então o empregado deverá solicitar o visto de trabalho no Consulado da Nova Zelândia no Brasil ou em um posto de imigração na Nova Zelândia. O visto de trabalho será dado pelo período descrito no contrato de emprego.

Com informações: Nova Zelândia Brasil e Embaixada da Nova Zelândia

Imagem: reprodução


Marciéli Palhano
Jornalista brasileira, nômade por natureza. Adora conhecer pessoas, histórias e lugares diferentes. Se tiver comida boa, uma bela paisagem e gargalhadas, não precisa de mais nada. Diagnosticada com doença celíaca e intolerâncias alimentares, criou o projeto Zero Gluten & Lactose: www.zeroglutenlactose.com