A França é um destino bastante procurado por brasileiros com os objetivos de estudar ou fazer turismo. Quem decidir passar uma temporada curta no país (até 90 dias), não precisa se preocupar com visto. A única exigência é carregar documentos que comprovem o motivo de sua visita, recursos para se manter no período e os endereços de hospedagem.  Segue a lista para você deixar tudo separado:

  • Passaporte original válido;
  • Comprovante de aquisição de seguro de viagem internacional (com cobertura de EUR 30.000,00 englobando assistência médica/hospitalar e repatriação sanitária).
  • Bilhete aéreo ida e volta confirmados
  • Fundos suficientes para a estadia (dinheiro, travel check ou cartão de crédito)
  • Voucher do hotel e serviços adquiridos durante a estadia em França.

Você vai precisar de visto se for ficar mais de três meses (90 dias) na França. Para isso, o visto deve ser solicitado antes do embarque. É obrigatório agendar o dia e horário no Consulado da França pela Internet. O prazo para a resposta do visto é de 15 dias úteis depois da entrega dos documentos. Vale lembrar que o movimento é intenso de junho a setembro – evite esse período.

Estudantes

Os estudantes brasileiros inscritos em cursos de duração superior a 90 dias devem solicitar um visto de categoria “étudiant”. O curso a ser realizado pode ser um curso de francês oferecido por uma escola reconhecida pelos consulados franceses no Brasil, um intercâmbio acadêmico resultante de um acordo previamente firmado entre uma instituição brasileira e uma universidade/escola francesa ou uma formação superior ministrada por uma instituição de ensino francesa reconhecida pelo Ministério francês da Educação.

Pós-doutorandos devem solicitar um visto de pesquisador (visa scientifique) e estão dispensados do procedimento Campus France. Consulte nos sites dos consulados franceses no Brasil as exigências para a emissão dessa categoria de visto.

Menores de idade devem solicitar um visto de categoria “menor escolarizado” e estão dispensados do procedimento Campus France. Caso sejam emancipados ou estejam prestes a fazer 18 anos, é preciso consultar os consulados franceses no Brasil sobre o tipo de visto a solicitar

Antes de dar entrada em um pedido de visto de estudante junto ao Consulado, o estudante deve cumprir as etapas pré-consulares do procedimento Campus France. Nenhum pedido de visto será tratado pelo Consulado sem que antes o estudante tenha finalizado completamente seu dossiê junto ao CampusFrance. Esse procedimento destina-se única e exclusivamente a um pedido de visto de categoria “étudiant”. Solicitantes de outras categorias de visto devem se dirigir diretamente ao consulado.

O procedimento pré-consular Campus France é composto das etapas seguintes:

  • Criação de seu dossiê no site Campus France Brasil
  • Preenchimento do formulário online Campus France
  • Envio por correio para o Campus France Brasil, em São Paulo, dos documentos exigidos para esse procedimento
  • Pagamento da taxa administrativa Campus France
  • Agendamento de sua entrevista pré-consular Campus France*

 * algumas categorias de estudantes estão dispensadas de realizar a entrevista pré-consular CampusFrance. Esse é o caso de todos os doutorandos e de todos os estudantes em intercâmbio acadêmico.

Após cumpridas todas as etapas do procedimento Campus France, o estudante será então orientado a pedir seu visto de estudante junto a um dos três consulados da França no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília. O visto não pode ser requisitado com muita antecedência. É recomendado solicitá-lo em torno de um mês e meio antes do início das aulas na França.

Os pedidos de visto junto aos consulados devem ser feitos pessoalmente e a entrega da documentação consular é realizada unicamente mediante agendamento prévio. As orientações de agendamento devem ser consultadas nos sites de cada consulado.

No dia previamente agendado, você deverá entregar a documentação consular (consultar site do consulado), além de realizar a coleta dos dados biométricos (registro digital da fotografia e das impressões digitais). A solicitação do visto requer o comparecimento no serviço de vistos nos consulados, não podendo ser realizada por procuração.

Se você tiver alguma outra dúvida, escreve para [email protected] que a gente vai em busca da resposta para você.

Com informações Consulado Geral da França  e Campus France | Imagem reprodução.

Leia também: