O Instituto BCT, que ensina Inglês e Tecnologia da Informação, fechou suas portas esta semana. Os alunos foram convidades a participar de uma reunião especial no Clube dos Professores, em Dublin. Ainda nesta sexta-feira, uma reunião com os credores deve acontecer.

O Instituto BCT já estava sem poder oferecer visto a estudantes desde abril deste ano, quando as autoridades da imigração na Irlanda suspenderam esse serviço. Sem poder matricular novos alunos fora da Europa, a escola perdeu um o fluxo de receita para continuar com suas contas em dia. Fontes de gestão do instituto afirmam que a grande maioria dos estudantes tinha concluído os seus cursos. Já os funcionários disseram que não conseguem acessar seus e-mails de trabalho há alguns dias. A página na internet do BCT está fora do ar.

Escolas fechadas e orientações

As escolas de idioma Kavanagh College, Eden College, Irish Business School Dublin (IBSD), Millenium College e Allied Irish College também fecharam este ano. A orientação da Embaixada Brasileira em Dublin é que os estudantes consultem a lista de escolas reconhecidas pelas autoridades irlandesas no site da Certificação e Coordenação dos Serviços de Língua Inglesa (ACELS), que é atualizado regularmente. A ACELS é parte integrante do Quality and Qualifications Ireland, que administra o programa nacional de garantia à qualidade para as organizações de ensino de língua inglesa e concede reconhecimento anual para organizações, para que atinjam padrões nacionais.

Estudantes brasileiros que forem estudar por 12 semanas ou mais, que necessitam de registro, o curso deve estar listado no Registro de Internacionalização.
Com informações RTÉ