Carlos Mesquita encontrou na viagem de intercâmbio para Dublin, uma nova maneira de viver e ver o mundo

Vai e se estiver com medo, vai assim mesmo! Quem nunca ouviu essa frase como motivação para aceitar algum desafio? Quando este desafio é um intercâmbio, geralmente, aí ela vem acompanhada do “se joga!” A viagem internacional é uma ótima oportunidade para realizar autodescobertas e explorar um lado seu que nem sabia que existia. É permitir a se aventurar por novos destinos e experiências. Carlos Mesquita encontrou na viagem para a Irlanda, por exemplo, uma nova maneira de viver e ver o mundo. Confira a sua história.

O consultor, de São Paulo, tomou a grande decisão de realizar a sua primeira experiência internacional, quando identificou a necessidade de aprender a língua inglesa, mas fora dos padrões tradicionais do Brasil, ou seja, precisava dominar o idioma para ontem.

Foto arquivo pessoal de Carlos Mesquita

“Estava trabalhando de mensageiro em um hotel, em São Paulo (2010), o qual exigia inglês intermediário. De momento ingressei em uma escola de idiomas, porém, não estava satisfeito com a qualidade de ensino e estava levando muito tempo para aprender. Como tinha contato diário com estrangeiros no hotel, procurava treinar meu inglês com eles e um dia um dos hóspedes me perguntou se eu não tinha interesse em fazer intercâmbio e aprimorar meu inglês. A partir daí iniciei minhas pesquisas sobre destinos e valores e comecei a guardar dinheiro pro meu intercâmbio.” Explica Carlos.

Depois dessa dica dada pelo hóspede, o profissional passou um ano e meio economizando, pesquisando e planejando o seu intercâmbio sozinho. Ele revela que apesar de ter sido divertido, na época, atualmente optaria pela facilidade e escolheria uma agência para assessorar nestas etapas.

Mesmo após estar decidido de que estudaria fora, Carlos encontrou ainda um obstáculo, definir o destino para a sua viagem. Um amigo teve a ideia de apresentar uma pessoa que acabara de chegar da Irlanda, para compartilhar as experiências vividas no país. A partir da conversa, não restou dúvidas para o consultor: era a Ilha da Esmeralda o lugar perfeito para o seu intercâmbio.

O intercambista desembarcou rumo à Dublin, em março de 2012, onde permaneceria por três anos. Ele conta que a capital irlandesa possui muitos lugares para serem visitados, entre eles, parques, monumentos, museus, cafés, igrejas e os inúmeros pubs espalhados pela cidade. Tudo isso incrementado de uma questão positiva, o lugar de fácil acesso, sendo possível passeios a pé ou por meio de um sistema de transporte público eficiente.

“Sou suspeito pra falar o que mais gostei, pois amo a Irlanda e considero minha segunda casa. Os irlandeses são muito receptivos e amigáveis. A cidade, que apesar do seu passado cheio de história, não deixa de evoluir, mantendo sempre suas tradições. Tem uma diversidade cultural incrível, mas, ao mesmo tempo, não perde seu toque de cidade de interior”.  

A viagem lhe trouxe muitas mudanças, segundo ele, o contato com outras culturas transformou por completo a sua visão sobre tudo. O intercâmbio é um ótimo momento para aprender a enxergar e valorizar pequenas coisas, por isso, é um divisor de águas que realmente define o antes e o depois de todos que passam por esta experiência.

Para Carlos, essa vivência proporcionou evolução, amadurecimento e muito aprendizado, além de uma bagagem cultural incrível. “Com toda certeza, nunca é tarde para se aventurar e buscar algo novo. Permita -se e aventure-se sem medo. A vida é feita de momentos e para vivê- los não tem idade. Fazer intercâmbio lhe dará uma grande oportunidade de se auto descobrir, experimentar coisas novas, sair da zona de conforto e alcançar novos rumos no seu projeto de vida”. Encerra.


Esta publicação é um oferecimento da OK Intercâmbio. Agência especializada em programas de estudos no exterior, com  várias opções de programas de intercâmbio para mais de 100 destinos, em 37 países pelo mundo. A equipe da OK Intercâmbio é altamente especializada e com vivência internacional.

Website: www.okintercambio.com.br
Contato: [email protected]
Facebook: www.facebook.com/okintercambio
Instagram: @okintercambio

Leia Também:

Estamos nas redes sociais. Siga-nos!

Então curta nossa página no facebook | Siga no Twitter @pressabroadpt
Se escreve no canal no YouTube | Confira também o Instagram

Conheça Varsóvia, na Polônia


Jornalista e assessora de comunicação, a área cultural é a sua paixão e, por isso, sempre busca conhecer costumes e culturas de diferentes lugares. A história de cada país e região a encanta e ela procura dividir isso de maneira mais fidedigna com os leitores. Carioca da gema e sem amarras segue livre buscando conhecimentos por onde passa.