Todo turista que quer conhecer mesmo um lugar precisa caminhar. E caminhar muito! A vontade de ver todas as fotos que já saíram na Internet e descobrir outras tantas costuma ser grande. E aí você anda, se perde, fica até desorientado a ponto de ter que parar várias vezes para pedir informações. Agora, você não precisa mais se preocupar em pedir ajuda com direções. Uma empresa da Índia criou um tênis inteligente, um novo tipo de “tecnologia vestível”, como é o termo em inglês..

zapatosOs sapatos inovadores foram criados por Ducere Technologies e já estarão à venda neste mês por 100 dólares. Tudo o que você precisa fazer é digitar um destino num smartphone. Esses sapatos ficam sincronizados com a informação de um aplicativo com mapa do celular e vai conseguir guiá-lo pelas ruas com vibrações – assim você saberá quando virar e para onde deve virar.

O produto foi criado em 2011 por dois engenheiros indianos, Lawrence e seu amigo Anirudh Sharma, que estudaram em Ann Arbor, Estados Unidos. Os engenheiros esperam que a invenção possa revolucionar a vida dos outros.

Os jovens começaram a desenvolver o sapato com a intenção de oferecer um guia para os cegos, pois eles usam a bengala para detectar obstáculos, mas não sabem para qual direção devem seguir. A dupla logo percebeu que os sapatos também poderiam ser úteis para turistas, corredores e até ciclistas, já que eles podem digitar o destino e não se preocupar em ficar olhando para uma tela. Os sapatos também podem registrar a distância percorrida e calorias queimadas.

Com informações traduzidas do El Comercio.