Fique por dentro de todas as dicas e evite imprevistos em seu embarque para viagens internacionais

Saber quais são os documentos exigidos para voos internacionais é uma das questões mais importantes para a realização da tão sonhada viagem. Sem os documentos necessários, nada feito. Por isso, elaboramos um manual, com base nas informações do site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para que o seu plano seja colocado em prática, sem que nenhum imprevisto aconteça. Confira:

Foto: Reprodução

Maiores de idade

Para os passageiros maiores de idade é exigido o passaporte brasileiro válido, exceto para países integrantes do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela), onde também é aceita a Carteira de Identidade Civil (RG) emitida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou do Distrito Federal.

Menores de idade (até 12 anos incompletos)

Quando acompanhada dos pais ou responsáveis, deve ser apresentado o passaporte brasileiro válido e as exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Conselho Nacional de Justiça e determinações da Vara da Infância e Juventude. Desacompanhada, a criança deve estar com a autorização judicial, além dos demais documentos.

A Anac aconselha, nestes casos, a sempre consultar a empresa aérea e verificar o Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como as exigências da Vara da Infância e da Juventude da localidade do embarque.

*Em caso de furto, roubo ou extravio, deve ser retirado outro passaporte. Em território estrangeiro, o viajante deverá procurar a embaixada do Brasil ou outra representação diplomática.

Leia também:

Conheça Varsóvia, na Polônia


COMPARTILHAR
Joyce Lima
Jornalista e assessora de comunicação, a área cultural é a sua paixão e, por isso, sempre busca conhecer costumes e culturas de diferentes lugares. A história de cada país e região a encanta e ela procura dividir isso de maneira mais fidedigna com os leitores. Carioca da gema e sem amarras segue livre buscando conhecimentos por onde passa.