O roteiro de hoje é dedicado aos apaixonados por artes, história e cultura e, claro, para quem deseja visitar a incrível Salamanca, na Espanha.

Você gosta de museus? Se você é daquelas pessoas que adoram viajar e curtir ao máximo a arte e cultura locais, está na hora de você dar uma passada pelos museus da moderna e vanguardista cidade de Salamanca, que depois de ser nomeada em 2002 a Capital Europeia da Cultura, deu um salto cultural muito importante, atraindo estudantes de todas as partes do mundo e você pode conferir também cinco razões para você estudar em Salamanca.

A oferta de atrações é muito variada e de grande qualidade, mostrando o patrimônio histórico nas áreas das artes visuais, das artes teatrais e da música. Visitar seus museus e suas coleções é uma nova forma de fazer turismo para descobrir, partilhar e apreciar uma parte da história da humanidade. Confira!

1. Museu Art Nouveau-Art Déco (Casa Lis)

casa-lis-salamanca-roteiro-espanha-press-abroad
Foto: reprodução | Casa Lis

O Museu Art Nouveau e Art Déco de Salamanca, também chamado de Casa Lis, localizado em uma antiga mansão modernista, um impressionante palacete de vidraças chamativas, guarda alguns dos tesouros mais apreciados da cidade. Expõe coleções de artes decorativas do movimento Art Nouveau de finais do século XIX até a Primeira Guerra Mundial e do período Art Déco.

São 19 coleções de artes decorativas do século XIX e princípios do XX, formadas por aproximadamente 2.500 peças de excelente qualidade em perfeito estado de conservação. Além disso, estão expostas coleções de bonecas de porcelana, uma das mais importantes do mundo.

Entrada: gratuita às quintas-feiras das 11h às 14h. | Para saber mais, clique aqui.

2. Museu do Comércio e da Indústria

Roteiro-Salamanca-museu-do-comercio-salamanca-dicas-press-abroad
Foto: Museu do Comercio

O Museu do Comércio e da Indústria recupera e conserva a memória da atividade econômica, industrial e mercantil da cidade. Aposta em uma exposição interativa, através de pequenas amostras, com um recorrido didático pelos momentos da história que marcaram a evolução da indústria e do comércio da cidade.

Com exposições dinâmicas e participativas, há recriações interativas: um boticário velho, um curioso estúdio de fotografia, uma máquina de fazer chocolate, uma caixa registadora e um antigo peso a moedas com informação do zodíaco, que surpreendem o visitante que revive, com cada um dos objetos, uma etapa da sua existência.

O Museu conta também com a coleção “Os sons de ontem”, uma coleção de rádios antigos que nos levam aos sons de antigamente, radionovelas tão seguidas ou os consultórios e noticiários.

Entrada: gratuita | Para saber mais, clique aqui.

3. Museu Taurino

Roteiro-salamanca-espanha-museo-taurino-pressabroad
Foto: reprodução

Museu dedicado a tudo que se relaciona com a festa taurina, nasceu com o objetivo de destacar e reconhecer a Festa de touros e toureiros da cidade. Foi criado pela Federação das Touradas Peñas de Salamanca e atualmente é gerido pela cidade de Salamanca através do Turismo, Comércio e Desenvolvimento Econômico da cidade.

Conta com alguns espaços e salas de trajes, salas de pinturas e esculturas e sala das memórias das touradas. Ao longo dos anos, o Museu Taurino tornou-se um centro de referência para todos aqueles fãs que querem desfrutar e lembrar das grandes glórias das touradas.

Entrada: €3 | Para saber mais, clique aqui.

4. Museu da História da Automação de Salamanca

Roteiro-salamanca-museu-automoao-press-abroad

Inaugurado em 2002, consolidou-se como um dos principais centros culturais da cidade. Em sua exposição podem ser contemplados automóveis, motocicletas, milhares de peças, acessórios e objetos relacionados com o apaixonante mundo do automóvel, com uma das melhores coleções na Espanha e na Europa. Um local de peregrinação para os adeptos do automobilismo que conta com centenas de peças com alguma história por contar.

O seu principal objetivo é mostrar a evolução do design do automóvel, desde as primeiras tentativas de mecanização no primeiro século A.C. até aos nossos dias e às vezes para o futuro, graças à presença de protótipos.

Entrada: €4 | Para saber mais, clique aqui. 

5. Arquivo Geral da Guerra Civil Espanhola

Roteiro-salamanca-museu-da-historia-geurerra-espanhola-press-abroad

Criado em 1999, é integrado ao Centro Documental da Memória Histórica. Armazena todos os documentos apreendidos durante a guerra pelo Franquismo.

Suas documentações foram utilizadas para julgar os inimigos do lado republicano. Hoje, é uma fonte documental de grande valor para os historiadores e tem servido para que os militares republicanos possam solicitar pensão por aposentadoria ou indenização pelo tempo em que permaneceram na prisão.

Há uma sala que é uma reprodução de uma loja maçônica, montada com objetos usados pela maçonaria durante a Guerra Civil Espanhola.

Em junho de 2016, o historiador Policarpo Sánchez encontrou a licença de repórter do escritor Antoine de Saint-Exupéry durante a Guerra Civil espanhola, quando foi enviado especial dos jornais franceses. A licença do autor de “O Pequeno Príncipe” ficou desaparecida, sem ter sido classificada junto com outras certificações da época, e foi encontrada no Arquivo Geral em Salamanca. O documento, datado de 16 de abril de 1937, foi dado pela Secretaria de Propaganda da República. Com 36 anos na época, Saint-Exupéry se apresentava como aviador e “escrivão”, provavelmente um erro de tradução do francês “écrivain” (escritor).

Para saber mais, clique aqui.

6. Domus Artium 2002: DA2

Roteiro-salamanca-espanha-Domus-artium-press-abroad

Centro de arte contemporânea que nasceu por causa da designação de Salamanca como Cidade Europeia da Cultura em 2002. São nove mil metros construídos e distribuídos entre diferentes salas de exposições, oficinas, biblioteca, sala de conferências e projeções.

O programa expositivo desenvolvido desde a sua inauguração até hoje se destaca pelas últimas tendências da arte nacional e internacional – especialmente pelo desenvolvido desde a década de noventa até os dias de hoje. A arte é oferecida em uma multiplicidade de disciplinas através de propostas vanguardistas: fotografia, pintura, foto-montagem, vídeo, instalações ou performances.

Entrada: gratuita |Para saber mais, clique aqui.  

Dica de hospedagem

O site Booking é a nossa dica para escolher as melhores opões de hospedagens, é seguro e super confiável. Confira a lista completa de hospedagem aqui.*

* Informamos que ao comprar os serviços através dos links acima, você ajuda o site receber uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia também: 


Paula Granado
Paula é pedagoga, mestre em Educação, designer de interiores, nômade e pesquisadora. Falar sobre artes, cultura e educação faz parte de sua essência. Adora viajar, conhecer novos lugares e estilos de vida. Já morou em Dublin, Salamanca e atualmente vive em Barcelona. Especialista no tema “cidadania e nacionalidade estrangeira”, sonha com o dia em que existirá uma lei que obrigue todas as pessoas a viajar e explorar lugares desconhecidos!