Os candidatos poderão escolher por estudar em Portugal, Escócia ou Estônia

O programa Erasmus Plus Partner Countries está oferecendo bolsas de mestrado em cinema para universidades em Lisboa (Portugal), Edimburgo (Escócia) e Talinn (Estônia), por meio do KEM – Kino Eyes (The European Movie Masters), programa de mestrado europeu em realização e produção cinematográfica. As inscrições seguem abertas até o dia 08 de janeiro de 2017.

Programa

KEM tem como foco a criatividade e ficção, divididos em arte e técnica. O curso oferece um modelo educacional que abrange do roteiro à produção, passando pela direção e edição. O Erasmus + incentiva e apoia curso, cuja duração é de 24 meses. Os estudantes de países não europeus, que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa, por mais de 12 meses, a partir do dia 28 de fevereiro de 2010, poderão buscar mais informações no portal Erasmus Plus.

Bolsa Auxílio

A bolsa de mestrado oferece auxílio de até nove mil euros por ano. No entanto, se o valor não cobrir o pagamento das taxas, os encargos deverão ser custeados pela organização participante e nada será cobrado do bolsista. Há, também, o auxílio viagem de três mil euros por ano para os estudantes de países distantes. Todos ainda contarão com o auxílio de mil euros para se instalar no lugar pretendido e ajuda de custo de mil euros mensal para se manterem durante todo o curso.

bolsa-maestrado-cinema-europa-press-abroad

Inscrição

Para se candidatar ao KEM, o estudante deverá ter graduação em Cinema ou em outras áreas, mas com experiência profissional no âmbito. Durante a candidatura, o interessado deverá afirmar o interesse no benefício da bolsa. No ato da inscrição, é necessário preencher o formulário online, aqui no link, com os seguintes documentos anexados:

  • Cópia do passaporte;
  • Foto recente;
  • Diploma de graduação traduzido;
  • Currículo;
  • Duas cartas de recomendação com informações de contato da pessoa de referência;
  • Carta de motivação explicando o interesse em estudar no KEM, com no máximo 1000 caracteres;
  • Redação sobre o conhecimento que espera adquirir no curso, com no máximo 1000 caracteres;
  • Portfólio dos trabalhos cinematográficos realizados, justificando a área de especialização escolhida para o curso. É importante que os filmes tenham legenda em inglês;
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS 6.0).

Antes de finalizar a candidatura, o futuro bolsista deverá preencher a área do formulário relacionada ao Erasmus – Erasmus Mundus Scholarship Information. Além de responder a pergunta “Por que você deve ser um beneficiário da bolsa?”

Fiquem atentos, pois serão avaliadas a qualidade da formação acadêmica, a motivação, com a justificativa do estudante, sobre os estudos e trabalhos prévios e a futura carreira. O nível de inglês também será bem observado, por meio de certificado e entrevista, sendo esta última realizada via Skype com aqueles que ficarem bem colocados na primeira fase da seleção. A lista de classificados está prevista para ser divulgada até maio de 2017.

Imagens: Reprodução

Leia também:


Joyce Lima
Jornalista e assessora de comunicação, a área cultural é a sua paixão e, por isso, sempre busca conhecer costumes e culturas de diferentes lugares. A história de cada país e região a encanta e ela procura dividir isso de maneira mais fidedigna com os leitores. Carioca da gema e sem amarras segue livre buscando conhecimentos por onde passa.