Um país com uma imensa riqueza cultural, histórica e de belezas incomparáveis – essa é a Alemanha. Não importa a época do ano, sempre haverá uma surpresa agradável para quem está de passagem para uma visita. Quando o assunto é estudo, a Alemanha reúne universidades de excelência, possui parceria com diversos institutos de tecnologias e universidades brasileira. Quem pensa em passar um tempo no país, é bom dar uma revisada nos documentos.

Como nos demais países da Europa, brasileiros não precisam de visto se permanecerem na Alemanha por um período inferior a três meses. Turismo e atividades comerciais se encaixam nesse perfil de visto. No entanto, o consulado cobra:

– Estar em posse de um documento de viagem emitido nos dez anos anteriores e válido por, no mínimo, três meses para além da data de saída prevista;

– Comprovar o objetivo e as circunstâncias da permanência pretendida;

– Comprovar recursos financeiros suficientes para se manter durante a sua estadia;

Para mais detalhes sobre esse visto de turismo, clique aqui.

Visto de longa duração

Brasileiros que pretendem ficar mais de 90 dias na Alemanha precisam de uma autorização de residência. Em muitos casos, esta pode ser solicitada após a entrada na Alemanha diretamente no Departamento de Estrangeiros competente para o seu local de residência (por exemplo, para estudo superior, intercâmbio escolar, curso de idioma, reunião familiar, celebração de casamento e permanência de longa duração).

Exceções:

1. Entrada através de outro Estado-Membro da região de Schengen: caso você não tenha reservado um voo direto para a Alemanha e entrar na Alemanha através de outro país do Espaço Schengen, você deverá solicitar uma autorização de residência antes de viajar. Em todos os outros casos, você pode decidir se quer solicitar a autorização de residência na representação alemã competente antes de entrar na Alemanha ou diretamente no Departamento de Estrangeiros depois de entrar na Alemanha. Caso você já tenha estado na Alemanha anteriormente e tido problemas com o direito de permanência, é recomendável fazer o requerimento antes de viajar.

2. Atividade remunerada: caso você pretenda exercer atividade remunerada na Alemanha, você precisa solicitar o visto na representação alemã com competência para o seu Estado antes de entrar na Alemanha. Isto se aplica a todos os tipos de trabalho, também au pair, estágios e procura de vaga de emprego.

Procedimento de requerimento do visto

Para solicitar o visto, é preciso buscar o consulado alemão do seu Estado. O requerimento para concessão de um visto, acompanhado de toda a documentação exigida, deverá ser apresentado pessoalmente pelo requerente na representação alemã. Somente estão dispensados da apresentação pessoal e do fornecimento de digitais, as crianças menores de 12 anos, familiares com liberdade de circulação, diplomatas a serem credenciados na Alemanha e requerentes de visto Schengen que já registraram suas digitais nos últimos cinco anos (mesmo que tenha sido em outro local ou/e em outro Estado membro da região Schengen).

Em Porto Alegre, no Rio de Janeiro e em São Paulo é necessário marcar um horário para o seu atendimento. O agendamento é Online.

A solicitação deve ser feita até três meses antes do início da viagem planejada.

Fonte: Embaixada e Consulados Gerais da Alemanha no Brasil