Um movimento  envolvendo uma das maiores divisões da Garda na Irlanda para “balançar” a bandeira arco-íris do lado de fora de sua sede tem sido considerado um símbolo importante de apoio para a comunidade gay no país.  A Estação de Henry Street da Garda, em Limerick, vai se tornar a primeira na República da Irlanda a levantar a bandeira do arco-íris em favor daqueles que participam neste ano do festival Limerick Pride.

O evento, que já está acontecendo ao longo dessa semana, tem como proposta a  “Igualdade, Amor, Diversidade e Celebração”. No sábado (dia 30), o desfile anual ganha a cidade e passa pela garda na estação Henry Street.

Organizador Festival Dave Cuddihy disse que o programa de apoio da Gardaí Limerick foi significativa e que é um símbolo para mostrar que os guardas estão lá se precisarem deles para apoiar quaisquer incidentes de crime homofóbico.

No início deste ano, uma organização que representa a comunidade gay na Irlanda apelou ao Governo para introduzir legislação de crimes de ódio.  Isso seguiu em função da publicação de um relatório de 2013 que documentou 32 incidentes de ódio, dos quais 15 foram designados crimes de ódio. Pelas informações do documento, 88% dos entrevistados sofreram abuso ou insultos verbais,  28% sofreram ameaças de violência, 19% violência física e 6% assédio sexual.

O evento

desfileO Limerick Pride trabalha para promover a visibilidade positiva da comunidade LGBT. É um movimento global que celebra a cultura gay e a história, criando uma atmosfera de carnaval anual de eventos que giram em torno de festivais. As pessoas são incentivadas a ser visível e expressar-se com a comunidade em geral. O Limerick Pride acontece todos os anos desde 2000. A cada ano o festival cresce atraindo grandes multidões para a cidade e vários eventos. Neste ano, o evento acontece até domingo (dia 31).

Com informações e foto Irish Times