Um “Mapa do Intecâmbio” – esse é o resultado de um estudo feito entre janeiro e junho de 2014 pela World Study – organização de educação intercultural criada em 1998.  Foram seis meses de avaliações sobre os lugaores mais procurados por brasileiros e o resultado apresenta novidades em relação aos outros anos.

O idioma inglês continua sendo a principal motivação de quem vai estudar no exterior. E o Canadá, com suas oportunidades de intercâmbio, ultrapassa a Inglaterra e os Estados Unidos como o país para o qual os intercambistas brasileiros mais viajam. Nos estudos anteriores, a Inglaterra liderava o ranking, seguida por Estados Unidos e Canadá.

As viagens e intercâmbios realizados por cerca de 3,5 mil pessoas, entre adolescentes, jovens e adultos, revelaram os seguintes números:

–  28,2% escolheram o Canadá para o curso de línguas estrangeiro

– 22,4% preferiram os Estados Unidos

– 18,8% acreditam que a Inglaterra seja a melhor opção

Cidades mais procuradas

No Canadá, os brasileiros viajaram, no primeiro semestre deste ano, com maior frequência para duas cidades – Vancouver, com 13,6% do total de intercambistas, e Toronto, com 11,5%. Nos Estados Unidos, Nova Iorque, com 5% dos intercâmbios, é a cidade mais visitada, seguida por Los Angeles (4,6%). Londres, capital da Inglaterra, continua sendo a cidade a receber maior número de intercâmbios no país – 13% -, seguida por Brighton (1,2%).

Além de Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, os brasileiros também procuraram outros países para estudar idiomas. O 4º no ranking é a Irlanda, com 9,4%, seguida por Malta (4,3%), Austrália (3,7%), África do Sul (3,5%), França (2,3%), Espanha (1,8%), Nova Zelândia (1,6%). Os demais países, todos com menos de 1% do total de intercambistas, foram Alemanha, Chile, Argentina, Itália, Irlanda do Norte, México, Cuba, Escócia, Peru e Uruguai.

Perfil do intercambista e turistas

Do total de intercambistas brasileiros, 45,4% têm idades entre 19 e 25 anos, aos quais se seguem os viajantes entre 26 e 35 anos, que representam 30,8%. Jovens até 18 anos somam 13,3% e os que têm mais de 36 anos, 10,3%.

O estudo mostra ainda uma diferença nas preferências conforme a idade e objetivos. Os jovens de até 18 anos preferem a Inglaterra para estudar idiomas, depois os Estados Unidos e o Canadá.

Entre as pessoas entre 19 e 25 anos, o Canadá se destaca com 12,7% dos intercambistas, seguido pelos Estados Unidos (10,7%) e Inglaterra (7,4%).

Os viajantes entre 26 e 35 anos também têm no Canadá sua primeira escolha (10,5%), mas colocam a Inglaterra (5,6%) como segunda alternativa e os Estados Unidos (5%) em terceiro lugar. As pessoas com mais de 36 anos vão mais para os EUA (3,3%) e depois para Canadá (2,1%) e Inglaterra (1,7%).

Fonte: Jornal de Turismo

Imagem repdoução