O Press Abroad destaca os principais motivos para estudar na capital francesa.

Paris é a capital da França e a cidade mais populosa do país, concentrando mais de dois milhões de habitantes. A região é uma das mais antigas da Europa, onde o povo celta, conhecido como Parísios, se estabeleceu antes das tropas romanas conquistarem o território e fundar a cidade, em 52 a.C.

Palco de inúmeros fatos importantes, entre eles, a Revolução Francesa, Paris concentra dados muito profundos da história da França e da Europa, como o Antigo Regime, o Absolutismo e movimentos culturais, incluindo o Iluminismo, que foram responsáveis pela criação de novos paradigmas por meio de pensadores e dos principais artistas do mundo.

Paris foi morada de dinastias reais, entre elas, a de Luiz XVI, que residiu no Palácio de Versalhes, no subúrbio da cidade. Atualmente, é um dos pontos turísticos parisienses mais visitados. Fazer um intercâmbio na cidade é mergulhar em toda história, cultura e conhecimento. Um verdadeiro deleite para todo intercambista.

O idioma oficial francês é um dos mais falados e aprimorá-lo expande não só a experiência e visão do estudante como, também, enriquece seu currículo. A cidade reúne diversas escolas do idioma muito conceituadas e nela estão as maiores instituições de ensino superior do país, como a Sorbonne, o que torna Paris um projeto de vida.

No lugar é possível fazer um intercâmbio de curta ou longa duração, variando de duas a 48 semanas, sendo a última opção facilitadora para a entrada do visto de estudante, que pode ser adquirido com curso de duração a partir de 12 semanas,  o que significa ter direito de trabalhar legalmente por até 20 horas semanais.  

Com uma alta qualidade de vida, devido à sua história, Paris é polo cultural, gastronômico e de moda, reunindo acervos e obras de grandes pintores, restaurantes conceituados e as melhores marcas e grifes. É lá, também, que está situada a famosíssima Torre Eifel e o não menos famoso Museu do Louvre.

Além dessas duas atrações, o local oferece diversos pontos turísticos, anota aí: Catedral de Notre-Dame, Arco do Triunfo, Museu de Orsay, Champs-Élysées, Basílica Sacre Coeur, Ópera Garnier, Praça da Concórdia, Rio Sena, Praça da Bastilha, Jardins de Luxemburgo, entre tantos outros lugares (prometemos fazer uma matéria só com esta parte).

Já na vida noturna parisiense, você pode conhecer o bairro Montmartre, onde está situado o Cabaré Moulin Rouge, um dos símbolos da boemia local, e o Boulevard de Clichy. Próximo a Praça da Bastilha também estão localizados diversos bares. O bairro latino (Quartier Latin) é uma outra opção, bem movimentado, com cafés e tavernas.

Ir à Paris é sempre ter a sensação de que nada foi explorado até o fundo do tacho, o que te dá vontade de voltar inúmeras vezes, ou morar de vez por lá. A Cidade Luz (status adquirido pós iluminismo) é apaixonante em toda sua forma e estrutura e para transitar por lá é possível utilizar os eficientes transportes públicos, com destaque para as linhas de trem e metrô, super bem distribuídas.

O clima de Paris é meio a meio, entre o oceânico e continental, no entanto, com estações do ano bem definidas. Os verões, geralmente, são quentes, podendo chegar até 25 graus, e invernos frios com chuvas bem distribuídas, chegando até 1 grau e com possibilidade de neve.

Quer saber mais dicas e informações sobre um intercâmbio para Paris, é só preencher o formulário aqui e aguardar um contato de uma das empresas parceiras especializadas em Intercâmbio. 

Leia também:

Quer receber dicas de viagem e intercâmbio?

Então curta nossa página no facebook | Siga no Twitter @pressabroadpt

Se escreve no canal no YouTube | Confira também o Instagram

 


Joyce Lima
Jornalista e assessora de comunicação, a área cultural é a sua paixão e, por isso, sempre busca conhecer costumes e culturas de diferentes lugares. A história de cada país e região a encanta e ela procura dividir isso de maneira mais fidedigna com os leitores. Carioca da gema e sem amarras segue livre buscando conhecimentos por onde passa.