Clima frio pode realmente influência o nosso humor?

A maioria das pessoas associa o calor à vontade e energia de passear, socializar e se exercitar. Já no inverno e em dias de chuva, o sentimento mais comum e associar a vontade de ficar em casa e isolado. Isso está relacionado à forma que a pessoa percebe dias de frio / chuvosos. Se acreditamos que apenas somos felizes em dias quentes e ensolarados, associamos o nosso estado de humor ao tempo e clima.

Por isso, é muito importante rever esse pensamento de que tempos nublados e chuvosos são negativos e passar a fazer associações positivas: com certeza houveram momentos bons na vida nesse tipo de clima. Devido a este tipo de associação alguns transtornos e sintomas de depressão podem se agravar dependendo do significado e importância que a pessoa dá aos dias chuvosos e frios.

Muitas vezes, esses dias são vistos como tristes ou de desânimo, pois normalmente são dias que a pessoa passa mais tempo isolada, levando a refletir sobre sua vida, seus comportamentos, desafios, frustrações e com uma visão negativa de sua vida.

Para mudar esse tipo de associação em dias de inverno ou chuvosos, é necessário mudar a atitude tornando esses dias mais felizes:

Busque fazer algo que goste, uma atividade de lazer ou encontro com amigos para dar novo significado a esse clima;

Exercite-se. Exercícios aeróbicos em lugares abertos, mesmo quando esta nublado, aumentando os níveis de serotonina mesmo que seja sem exposição direta a luz do sol.

Faça atividades de inverno. Fazer atividades que só podem ser feitas no inverno é uma ótima forma de ‘’esperar’’ por ele ao invés de “odiá-lo”. Caminhadas e pedaladas, fotografar, tocar e ouvir músicas, observar a natureza invernal, esquiar, praticar o snowboarding, ice-skating ou andar de trenó são ótimas alternativas. Abrace o inverno e ele não será mais um inimigo!

Mude a forma de se vestir. Use roupas coloridas, troque de acessórios, a forma de nos vestir influencia fortemente em nosso humor. Usar apenas roupas escuras no inverno apenas fortalece a ideia negativa do inverno.

Aceite a estação. Mantenha uma atitude positiva e os meses frios passarão depressa.

________________________________________________________________________

Silvana Sapyras Byrne, Reg. Psychol., Ps.S.I

Psicóloga Intercultural, Membro da Sociedade de Psicologia da Irlanda. Atendimento psicoterapêutico presencial em Dublin e por Skype para clientes residentes em outras localidades. Mobile: 0863429003 ou Facebook.

Leia também:

Quer receber dicas de  intercâmbio e viagem?


Silvana Sapyras
Psicóloga Intercultural, Membro da Sociedade de Psicologia da Irlanda. Silvana também trabalha com atendimento psicoterapeutico presencial em Dublin e por Skype para clientes residentes em outras localidades. Sua pagina no facebook é: facebook.com/Intercultural.Psychotherapy