Nova York é, em termos populacionais, a maior cidade dos Estados Unidos e está entre as maiores do mundo, com aproximadamente 8,5 milhões de habitantes. A cidade super famosa, citada em filmes e músicas: de Alicia Keys à Frank Sinatra, é um dos destinos mais disputados para intercâmbios e viagens à passeio, por ser um lugar multicultural, agitadíssimo, polo econômico, oferecer experiências profissionais relevantes e por reunir diversas universidades e escolas de idiomas.

Estar em Nova York é estar em contato com o mundo inteiro, pessoas de todos os continentes estão espalhadas pela cidade, o que proporciona um encontro com diversas realidades e costumes. Lembre-se: viajar é enriquecer-se de culturas e conhecimentos. A multiplicidade étnica do lugar é, na verdade, histórica, devido aos diversos processos migratórios ocorridos na região.

Começando pelos holandeses e ingleses, durante o período colonial, passando pelos irlandeses, que chegaram ao local durante o período da Grande Fome, na Irlanda, até os afro americanos, que migraram do sul do país para a cidade nova-iorquina. Cosmopolita, ela agrega, portanto, um pouco de cada costume e muita informação.

Estudar em Nova York

Nova York é um polo e, portanto, reúne diversas empresas, espaços culturais e artísticos, gastronomia e, também, instituições de ensino. Estudar em Nova York é ter a oportunidade de ter acesso a vários eventos gratuitos ou a preços baixos, como palestras acadêmicas, o que é benéfico tanto para os estudos quanto para a carreira profissional. Na cidade estão universidades famosas, como a Columbia University e a New York University, além das escolas de idiomas conceituadas.

Turismo

  • Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade é o maior símbolo dos Estados Unidos e foi construída em homenagem aos imigrantes que chegaram à cidade e ao país em busca de uma melhora de vida. O monumento possui 93 metros de altura e fica na baía de Nova York, em Liberty Island, e seu acesso se dá por meio de barco.

Foto: Estátua da Liberdade (sgutterstock)
  • Central Park

O parque mais famoso do mundo fica no coração de NY, localizado no distrito de Manhattan. Enorme, a área verde proporciona horas de caminhadas, passeios no lago, confraternizações e piqueniques.

Foto: Central Park (shutterstock)
  • Times Square

Está localizada na junção da Broadway com a Sétima Avenida e é bastante conhecida, por ser retratada em diversos filmes, programas e seriados de televisão. Ao chegar à Times Square a sensação é que há uma infinidade de referências, são diversos letreiros, pessoas de todos os lugares transitando por ali, estúdios famosos como o da MTV e Virgin Records, a bolsa de valores NASDAQ. O local é também palco das comemorações do Ano Novo.

Foto: Times Square (shutterstock)
  • Teatros da Broadway

É tentador ir à Nova York e não dar uma passadinha na Broadway, referência histórica no cenário teatral. São inúmeros espetáculos, com duração de duas horas, alguns em cartaz durante todo o ano, entre eles, O Fantasma da Ópera, O Rei Leão e Mamma Mia.

Foto: Teatros da Broadway (shutterstock)
  • Empire State Building

Sim, o Empire State é citado na música “Empire State of Mind” (que é uma homenagem à NY), da cantora Alicia Keys e do rapper Jay Z e também aparece no filme Hong Kong. O observatório oferece uma vista panorâmica de Nova York e fica no GE Building, edifício do Rockfeller Center.

Foto: Empire State Building (shutterstock)
  • Ground Zero

O Ground Zero é a área onde ficavam as antigas torres gêmeas, atingidas pelo ataque de 11 de setembro de 2001. Atualmente, o novo World Trade Center foi construído e um memorial em homenagem às vítimas.

Foto: Ground Zero (shutterstock)
  • Metropolitan Museum of Art (MET)

É considerado um dos mais importantes museus do mundo, com inúmeras coleções de temas diferenciados. Lá estão obras europeias, de cultura egípcia, artes asiática e medieval, entre outras.

Foto: Metropolitan Museum of Art (shutterstock)
  • Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa)

Atração turística extremamente visitada, possui exibições temporárias e permanentes. O MoMa reúne obras de grandes artistas como Picasso, Monet, Frida Kahlo, Salvador Dalí e Andy Warhol.

Foto: Museu de Arte Moderna de Nova York (shutterstock)
  • Vida Noturna

A vida noturna nova-iorquina é intensa e democrática, você possui diversas opções, entre elas a já citada Times Square, que oferece programações diurnas, mas, também noturnas, por concentrar diversos bares, restaurantes. No bairro Greenwich Village é possível prestigiar artistas renomados do jazz e blues. O Meatpacking District é outro lugar ideal para curtir a noite, reunindo, também, restaurantes e bares, além de boates.

Foto: Vida Noturna (shutterstock)

Transporte

Circular por NY não é tão difícil e a melhor maneira de transitar pela cidade é por meio do metro, que te deixará nas principais atrações do lugar. É importante frisar que no sentido Uptown os trens vão para o norte da ilha de Manhattan e no sentido Downtow, vão para o sul da ilha. As estações têm o nome das ruas em que estão situadas, o que facilita se localizar.  

Clima

O Clima de Nova York é temperado com estações bem definidas. Durante o inverno, as temperaturas podem cair abaixo de 0, mas, geralmente, permanecem entre 0 e 3 graus. Já na primavera, ela também fica amena, porém positiva, entre 5 e 7 graus. No verão, as temperaturas sobem, ficando entre 25 e 30 graus (e devido à umidade do ar, a sensação térmica é de mais calor).

Leia também:


Joyce Lima
Jornalista e assessora de comunicação, a área cultural é a sua paixão e, por isso, sempre busca conhecer costumes e culturas de diferentes lugares. A história de cada país e região a encanta e ela procura dividir isso de maneira mais fidedigna com os leitores. Carioca da gema e sem amarras segue livre buscando conhecimentos por onde passa.