A fama ganhou o mundo com o filme Uma Noite no Museu, de 2006, mas o American Museum of Natural History, em Nova York, nos Estados Unidos, não precisa disso para chamar a atenção do público. Reconhecido como destaque no mundo inteiro entre as instituições científicas e culturais, o museu retrata assuntos de cultura humana, do mundo natural e do universo em cinco andares com exposições fixas e temporárias.

Você se depara com um dos pontos curiosos desse museu já na chegada – e nem estou falando do dinossauro de 27 metros exposto no hall junto a tantos outros não menos atraentes. O que achei curioso foi o ingresso. Você não é obrigado a pagar, mas existe uma tabela com sugestão de valores de doação, que serve como ingresso. As sugestões são a partir de 22 dólares (repito, você paga o quanto quiser), mas, dependendo do valor, você terá accesso limitado ao Museu. Com 27 dólares, por exemplo, você ganha o direito de entrar em uma exposição. Com 35 dólares, você conhece o museu, visita o Rose Center for Earth and Space, tem acesso às exibições especiais, a um filme IMAX e ao Hayden Planetarium Space Show. Menos que isso, só conseguirá visitar ao acervo geral – que já é gigantesco e vale muito a pena. Aliás, as atrações são tão incríveis que valem os 35 dólares para quem estiver disposto a investir também tempo.

museu-de-historia-natural-nova-york-cultura-press-abroadA diversidade do museu encanta gente de todas as idades e com diferentes interesses. Ali está um acervo gigantescos de dinossauros, reproduções de mamíferos, da vida marinha e da origem humana. Tem ainda exposição de meteoritos, minerais, artesanato, artefatos e armas rudimentares de diferentes culturas.

Mas todo mundo gasta muito tempo mesmo com os fósseis de dinossauros. Eles estão no quarto andar. O Museu de História Natural tem o fóssil do crânio daquele que foi o mais temido dos dinossauros: o Tiranossauro Rex.  Quem é ou foi fã dos dinossauros um dia, ficará encantado.

Outra atração é o moai, feito com molde de gesso, para representar as esculturas da ilha de Páscoa, no Chile. Ele é o “Gum Gum” no filme Uma Noite no Museu, mas se destaque também por relembrar os mistérios das enormes estruturas de pedra.

museus-historia-natural-nova-york-dicas-press-abroad

Quanto tempo você precisa para ver tudo? Dependerá da sua curiosidade e disposição, porque é fácil gastar um dia no Museu que está localizado na 79th Street, de frente para o Central Park, em Nova York.

Imagens: reprodução

Leia também:


Marciéli Palhano
Jornalista brasileira, nômade por natureza. Adora conhecer pessoas, histórias e lugares diferentes. Se tiver comida boa, uma bela paisagem e gargalhadas, não precisa de mais nada. Diagnosticada com doença celíaca e intolerâncias alimentares, criou o projeto Zero Gluten & Lactose: www.zeroglutenlactose.com