A atualização no visto irlandês foi anunciada pelo Irish Naturalisarion Immigration Service (INIS), em dezembro do ano passado. Segundo o órgão, os cartões GNIB serão substituídos pelo Irish Residence Permit (IRP) gradativamente, com a finalidade de padronizar o documento de acordo com os de outros países da União Europeia.  

Ou seja, você que irá à imigração para obter o seu visto, receberá o novo certificado de registro, o IRP. No entanto, aqueles que já possuem permissão para estar na Irlanda, fiquem tranquilos, o GNIB continua valendo até a sua data de expiração. Assim como foi com o antigo cartão, para o processo de retirada do IRP será necessário pagar uma taxa de 300 euros.

O que é o Irish Residence Permit?

O IRP é um cartão de identidade e, sim, um certificado de registro que vale para comprovar que o estrangeiro está registrado na imigração irlandesa e tem a permissão para permanecer no país pelo tempo indicado no visto. É recomendável que o IRP esteja com você em todos os momentos, durante a estadia na Irlanda.

O documento tem o formato de um cartão de plástico e vem com as seguintes informações:

  • Nome, foto, data de nascimento e número de registro;
  • Uma breve descrição da sua permissão de imigração, incluindo seu número de selo de permissão;
  • Um microchip com uma cópia da foto, impressões digitais e detalhes pessoais;

Vale lembrar que o IRP não lhe dá novos direitos  e não permite viagens ou que se viva livremente em outros países da União Europeia. Todas as regras existentes de viagem e imigração ainda se aplicam.

Quem precisa do IRP?

O cartão é exigido para pessoas cujas nacionalidades não sejam de países da União Europeia, nem suíça, tenham 16 anos ou mais e desejam permanecer na Irlanda por mais de 90 dias. Se for necessário prolongar a sua estadia na Irlanda, será preciso solicitar a extensão do visto e renovar a inscrição, dessa forma você receberá um novo IRP.

Como solicitar um IRP?

Mudam-se os cartões, mas as regras permanecem as mesmas, com uma pequena atualização para quem mora em Dublin:

  • Inscrição em Dublin

Para quem mora em Dublin, o oficial de imigração irá providenciar para que seu IRP seja enviado por correio e chegue a sua residência. Por isso, preencha o endereço corretamente. Geralmente o documento leva entre 5 e 10 dias úteis para chegar.

  • Registro fora de Dublin

Quem mora nas demais cidades irlandesas, o oficial de imigração irá agendar uma data e hora para você retornar ao escritório de registro para a retirada do IRP. Não é possível obter um IRP durante a primeira visita a um escritório de registro fora de Dublin, porque partes do processo são gerenciadas centralmente. Mais informações podem ser obtidas no portal do INIS.

Leia também:

 Estamos nas redes sociais. Siga-nos!

Então curta nossa página no facebook | Siga no Twitter @pressabroadpt
Se escreve no canal no YouTube | Confira também o Instagram

Conheça Varsóvia, na Polônia


COMPARTILHAR
Joyce Lima
Jornalista e assessora de comunicação, a área cultural é a sua paixão e, por isso, sempre busca conhecer costumes e culturas de diferentes lugares. A história de cada país e região a encanta e ela procura dividir isso de maneira mais fidedigna com os leitores. Carioca da gema e sem amarras segue livre buscando conhecimentos por onde passa.