Morar na Europa e sem as barreiras do idioma tem atraído cada vez mais brasileiros para Portugal.

Alguns brasileiros famosos como Aguinaldo Silva, Paolla Oliveira, Pedro Cardoso, Glória Perez, Cláudia Abreu e Fernanda Torres estão entre os diversos artistas que também elegeram Portugal como uma boa opção para viver.

Essa onda migratória se iniciou mesmo nos anos 90, quando os brasileiros começaram a optar mais por Portugal como destino de suas viagens em busca de melhorias profissionais. No entanto, nesse período a maioria das oportunidades de trabalho oferecidas pelo país se concentravam, em especial, na área da construção civil.

Somente com o passar do tempo é que Lisboa, por exemplo, passou a ser considerada a nova Miami para muitos brasileiros de classes sociais mais altas e rota para estudantes que buscam a graduação e especialização e, por isso, vêm ocupando cada vez mais vagas nas universidades portuguesas.

Mas, afinal, quais são os oito motivos que levam os brasileiros a viver em Portugal? Confira!

Foto: Arquivo Press Abroad

1. A Segurança

Acredito que a segurança seja uma das questões que mais aflige a população brasileira. Os números recordes de violência não só assustam, como ajudam na decisão de buscar uma forma de sair do Brasil e viver em outro país com mais tranquilidade. Nesse aspecto, Portugal é uma excelente opção, pois ele ocupa a terceira posição entre os países mais pacíficos do mundo, segundo o ranking elaborado pelo relatório anual do Índice Global da Paz de 2017.

2. A Língua

A língua é sim um dos fatores que ajuda na hora de optar por viver em Portugal. Mesmo com expressões e significados distintos, a língua portuguesa é única. A adaptação é só uma questão de tempo e no final você pode se sentir mais confortável por estar em um lugar que usa o seu idioma.

Porém, não esqueçam que a língua inglesa também é falada no país, culturalmente ela se aprende no período escolar, por isso, muitos portugueses têm fluência em outros idiomas desde cedo.

3. O Clima

O clima em Portugal também é um atrativo, pois ele é um dos melhores da Europa. As estações do ano são muito bem definidas e até mesmo na temporada de inverno, o frio não chega a ser tão rigoroso como em muitos outros países do velho continente.

Em algumas regiões do interior, as temperaturas ficam mais baixas, mas nas grandes cidades como Lisboa e Porto, o clima é agradável o ano todo. Para quem é apaixonado por praias, o país tem a região costeira do Algarve com diversas orlas que chegam a se destacarem entre as melhores para curtir o verão europeu.

Photo by Dahee Son

4. O continente europeu

A geografia é vantajosa para quem deseja estar na Europa, pela proximidade com vários outros países do continente. Em questão de poucas horas, de avião ou de trem, você estará conhecendo outro destino e uma nova cultura.

Quando o assunto é viajar, Portugal oferece inúmeras facilidades, já que há companhias aéreas de baixo custo com rotas diárias para as principais cidades europeias e ainda cabem em todos os bolsos. É possível, dessa forma, fazer uma viagem bate e volta, em um fim de semana, para Paris, Londres, Roma, Barcelona, entre outros lugares incríveis.

5. Custo de Vida

Você pode até achar que as remunerações são baixas em Portugal e, sim, é verdade. Porém, o custo de vida no país é confortável, porque é possível ter uma boa qualidade de vida e condizente com a realidade dos salários oferecidos pelas empresas e instituições locais.

6. Várias opções de vistos

Quando a decisão de morar fora está tomada, a primeira coisa que devemos nos perguntar é: Como viajar legalmente? Preciso de visto? Qual tipo visto é indicado para a minha estadia? Portugal se destaca por oferecer várias opções de visto, entre eles estão: o Visto de Estudo ou Estágio, o Visto de Trabalho, o Visto de Empreendedor, o Golden Visa e o Visto de rendas próprias (Visto D7). Você pode saber mais sobre cada um deles no site do Consulado Geral de Portugal, no Brasil, aqui.

7. Gastronomia

Falar da gastronomia portuguesa seria uma das coisas mais fáceis para mim, honestamente. Eu já experimentei muitos sabores pelos quase 30 países que já passei. Mas, a culinária portuguesa, na minha humilde opinião, é maravilhosa. Comer bem é uma filosofia e em Portugal se come muito bem e com preços honestos, em um restaurante, para qualquer cidadão. Os sabores são de deixar com água na boca.  

Foto: Time Out Market Lisboa, Henrique Sá Pessoa

8. Excelentes Universidades

Por muitos anos, os mestrados e doutorados portugueses ganham destaque na Europa por sua excelente qualidade de ensino. Outra ótima notícia para os brasileiros, além dessa, é que agora é possível ingressar nas instituições de ensino superior de Portugal com as notas do ENEM, realizado no Brasil. Essa outra forma para o processo seletivo nas universidades do país vem atraindo os estudantes brasileiros que buscam a graduação por lá.

Leia também:

 Estamos nas redes sociais. Siga-nos!

Então curta nossa página no facebook | Siga no Twitter @pressabroadpt
Se escreve no canal no YouTube | Confira também o Instagram

Conheça Varsóvia, na Polônia


COMPARTILHAR
Neutton Rodrigues
Luso-brasileiro, nômade por natureza, Neutton já visitou mais de 25 países. Após concluir o curso de Comunicação Audiovisual e Multimídia, em Portugal, resolveu apostar na Espanha, onde especializou-se em Comunicação Corporativa e Marketing Digital. Atualmente, reside na Irlanda, mas segue apaixonado pela cultura ibérica! É o idealizador do Portal Press Abroad e junto de parceiros tem o intuito de incentivar pessoas a viver experiências pelo mundo.