Estão abertas as inscrições para o Internationale Journalisten-Programme, o programa de intercâmbio entre Alemanha e América Latina que acontece anualmente com apoio do Ministério Federal de Imprensa da Alemanha e de empresas privadas. As oportunidades de bolsa são para 2015, mas interessados devem enviar os documentos ainda neste ano.

De acordo com o edital, o objetivo do programa é promover relações entre os países e dar aos jornalistas oportunidade de conhecer de perto outras culturas. Com o estágio, que tem duração de dois meses, os profissionais latino-americanos poderão trabalhar em um veículo de comunicação alemão e se familiarizar com questões políticas.

Podem participar da seleção jornalistas entre 23 e 35 anos. É preciso ter conhecimento em alemão, ou, em alguns casos, a fluência pode ser trocada pelo inglês ou espanhol na falta do requisito. Os selecionados irão trabalhar como redatores, estagiários ou colaboradores fixos, e receberão bolsa de €3600 para custear viagem, alojamento e alimentação.

O programa de intercâmbio está previsto para março e abril de 2015. Para participar da seleção, interessados devem apresentar seus pedidos até 18 de setembro de 2014 à Embaixada com currículo, cópia de reportagens do candidato, carta de motivação e carta de recomendação do redator-chefe.

O e-mail para fazer a inscrição é: [email protected]  O edital em português pode ser acessado aqui.

Fonte: Embaixada e Consulados da Alemanha no Brasil


Marciéli Palhano
Jornalista brasileira, nômade por natureza. Adora conhecer pessoas, histórias e lugares diferentes. Se tiver comida boa, uma bela paisagem e gargalhadas, não precisa de mais nada. Diagnosticada com doença celíaca e intolerâncias alimentares, criou o projeto Zero Gluten & Lactose: www.zeroglutenlactose.com