Para quem procura experiência diferentes enquanto mochila pelo mundo, aí vai uma um tanto quanto bizarra. Já pensou em ficar hospedado em uma prisão desativada? Pois é, as celas se transformam em quartos e voilá! Agora é um belo de hostel.

Confira três hostels que já foram cadeias e agoram servem de abrigo para mochileiros aventureiros.

1. Hostel Celica – Eslovênia
(Metelkova 8, SI – 1000, Liubliana)

celica
O prédio construído em 1882 funcionou como uma prisão militar por mais de 100 anos (e foi muito utilizado durante o período comunista), até ser desativado em 1991.
Em 2003, a Organização dos Estudantes de Liubliana convidou 80 artistas do mundo inteiro para reformar e decorar a prisão. Eles foram os primeiros hóspedes do novo empreendimento
Para dar um ar menos claustrofóbico ao lugar, foram removidos vários itens que remetem à prisão, como as barras nas janelas. Além das 20 celas que hoje são quartos e recebem de 4 a 12 pessoas, outras seis foram transformadas em espaços de meditação – cada uma dedicado a uma religião diferente. Tem lugar (apertado) para cristão, islâmico, judeu, budista, hindu, e até um cantinho para quem não segue uma dessas religiões, mas se considera cheio de espiritualidade.
Apertou? Na área de convivência, ao ar livre e bem iluminada, o hóspede tem uma bela visão panorâmica da cidade..

celica-1

2. HI-Ottawa Jail – Canadá
(75 Nicholas Street, Ontario, Ottawa)

otawa-2
Prisões são um tanto desnecessárias no Canadá. O país norte-americano tem um dos menores índices de criminalidade do mundo. Mas que elas são sinistras, isso são! Os muros de pedra e tijolos aparentes da antiga prisão de Carleton County dão um ar quase medieval aos quartos.
O mais legal do hostel é que ele tem um pub coloridão que recebe não só os hóspedes para festinhas, como também vários locais (algo um tanto raro em qualquer lugar do mundo). O site do lugar dá o recado: “você vai se divertir tanto que pensará que está cometendo um ato criminoso”. Se segura!

otawa-3

3. Jailhouse Accommodation – Nova Zelândia
(338 Lincoln Rd, Addington, Christchurch)

prisao-nova-zelandia
A prisão de Addington, na cidade de Christchurch, funcionou neste prédio entre 1874 e 1999. Depois de anos fechado, o lugar foi reaberto em 2006 como hostel e hoje é um dos mais recomendados no site de reservas Hostelworld.
Os quartos são minúsculos e bem simples. Não têm decoração, mas têm TVs – daquelas bem chumbregas. Sim, os donos quiseram manter o clima penitenciário do lugar. Tanto que uma das diversões dos hóspedes é tirar foto com plaquinha.

prisao-nova-zelandia1

E aí, alguém afim de se aventurar nesses hostels?

Fonte: Viaje Abril|Imagens: Reprodução

Leia também: