Roteiro prático de um dia para conhecer a Irlanda do Norte e alguns cenários da série Game of Thrones.

Antes de tudo, para quem não sabe a pequena Ilha da Irlanda é composta por  dois países: a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido e tem a libra esterlina como moeda.  

Para quem está visitando ou passando uma temporada na República da Irlanda e tem interesse em uma rápida viagem de carro à Irlanda no Norte, pode ter como exemplo o estilo de viagem de um dia, aquele famoso bate e volta. A nossa trip foi feita de carro, mas também pode ser feita com um dos variados ônibus de turismo que oferecem o serviço. Existem várias opções de empresas ou até mesmo transfer particular saindo desde de Dublin, a nossa opção foi ir de transfer privado.

A previsão estava super favorável e para aproveitar bem o dia decidimos sair às 6h da manhã, de Dublin, e retornamos por volta das 22h. Mas, se você escolher fazer essa viagem entre os meses de junho, julho ou agosto, terá o benefício de dias mais longos, com possibilidade de luz até umas dez horas da noite.

Sem dúvidas, este roteiro proporciona uma experiência inesquecível. Fizemos o seguinte itinerário:

O que visitamos

O objetivo era explorar, ao máximo, o interior da Irlanda do Norte e a passagem por Belfast era apenas para as duas últimas paradas do dia, para conhecer um pouco da atmosfera da capital do país e também conhecer o famoso museu do Titanic.

Confira abaixo a nossa experiência!

  • The Dark Headges (Cenário onde é gravado GoT – Game of Thrones)
  • Rope Bridge
  • Calçada dos Gigantes
  • Castelo de Dunluce
  • Belfast (a capital da Irlanda do Norte)
  • Museu do Titanic

The Dark Headges

Caminho de árvores utilizado como cenário para a série Game of Thrones

A paisagem maravilhosa! Fiquei sem palavras quando paramos aqui. Foi o meu segundo lugar favorito de toda a viagem! Aqui foram filmadas algumas cenas para a o seriado Game of Thrones. Uma dica aqui, se fizer o roteiro de carro, coloque essa parada como uma das primeiras ou a primeira. Normalmente, os ônibus de viagem chegam na região à tarde, então, chegando primeiro será possível registrar a visita sem muitas pessoas no plano de fundo da sua imagem.

Rope Bridge

Rope Bridge

Da tradução livre, Ponte de Cordas, é longe o meu favorito! Pelas fotos vocês vão entender a beleza e a exuberância que podem ser encontradas nesse ambiente. A a dica é: caso sejam corajosos o suficiente, atravessem a ponte de cordas. A emoção é única!

A ponte foi construída há 350 anos por pescadores de salmão e fica a 30 metros acima do mar. Existe uma taxa que deve ser paga para atravessa-la e hoje ela serve muito mais para a preservação da mesma, do que para fins lucrativos.

Larrybane

Local utilizado como cenário para a série Game of Thrones

Assim como Rope Bridge, Larrybane faz parte da área de visitação em Carrick – a – Rede. No local também foram gravadas cenas para o seriado Game of Thrones. Após atravessar a área que serviu como cenário para o acampamento de Renly, quando a Brienne batalha para a ele se juntar, é possível apreciar uma vista deslumbrante do mar atlântico que banha a região, sem dúvidas a vista vale a visita!

Calçada dos Gigantes

Paredão lateral da Calçada dos Gigantes

Dizem que os gigantes andaram por aqui, eu, particularmente, não acredito e nem desacredito, apenas aceito que a paisagem e as formações rochosas são deslumbrantes!

Dá um pouco de medo ao subir esse paredão, já que assim como a República da Irlanda, a Irlanda do Norte é atingida por ventos em altíssima velocidade e se você não se segurar, é levado facilmente, portanto, muito cuidado se o dia estiver chuvoso ou com ventos fortes. Para economizar a caminhada e o tempo gasto, possível pegar um ônibus na entrada da reserva que te levará direto ao local das formações rochosas. O mesmo vale para a volta, em vista que o caminho deve levar por volta de 10-15 minutos de subida levemente íngreme.

Castelo de Dunluce

Ruínas do Castelo de Dunluce

Nesse castelo fizemos uma parada rápida, precisávamos correr para o Museu do Titanic e não teríamos tempo suficiente para explorar as ruínas do antigo Castelo de Dunluce, mas deu tempo de registrar a imagem belíssima abaixo:

Museu do Titanic

Na frente do museu do Titanic

Vocês sabiam que o Titanic foi construído e teve sua saída da Irlanda do Norte? Mais precisamente em Belfast? Para quem é fã da história ou mesmo do filme, essa parada é obrigatória! Infelizmente não tivemos tempo de ver a exposição sobre a construção e naufrágio desse navio tão famoso, mas tivemos a oportunidade de ver os arredores do museu que é uma arte a parte! Vale a visita até mesmo para tomar um chá das 17h, como os britânicos costumam.

Ao fundo do Museu existe um espaço no chão iluminado em azul, que representa o tamanho real do Titanic, a vista é bastante interessante.

Para comprar os tickets antecipados, caso você tenha interesse em visitar a exposição do museu, pode acessar o site http://titanicbelfast.com/ e escolher o horário de visita que lhe interessa.

Belfast

Ao fim da viagem tirei a conclusão de que Belfast, de fato, tem a cara do Reino Unido, com cabines de telefone vermelhas, como encontramos em Londres. Essa cidade tem a arquitetura muito mais contemporânea, do que a sua cidade par na República da Irlanda, Dublin, em vista da força das industrias que ali estão instaladas e da gestão do Reino Unido.

De um modo geral, o bate e volta foi de alto aproveitamento, com vistas e experiências indescritíveis. Sem dúvidas, o roteiro que utilizamos não nos deixou nada a desejar. Apenas àqueles que possuem maior interesse no museu Titanic, neste caso, sugiro economizar um pouco mais de tempo visitando as outras paradas para que possa dedicar um tempo a mais explorando  a história e as variadas possíveis experiências na galeria.

E você, gostaria de fazer um planejamento de intercâmbio para Irlanda e não sabe por onde começar? Solicite agora mesmo um orçamento através dos parceiros especializados em Intercâmbio aqui.

Trip com as melhores companhias. Foto by: André Christiano

Quer ver mais, corre lá no meu Instagram.

Leia também:

 Estamos nas redes sociais. Siga-nos!

Então curta nossa página no facebook | Siga no Twitter @pressabroadpt
Se escreve no canal no YouTube | Confira também o Instagram


Vitória Oliveira
Vitória Oliveira Engenheira Mecatrônica e blogueira que adora desbravar novos destinos e conhecer diferentes culturas. Mora em Dublin, na Irlanda, mas sempre busca um roteiro novo para explorar e divide as suas experiências nos blogs De Tudo um Pouquinho e Oxe, Viajei! e também aqui no Press Abroad