Em sua segunda viagem à Europa, a intercambista Liana conta suas impressões sobre Dublin.

A Irlanda é o destino desejado por muitos brasileiros, como já contamos por aqui, inclusive. A facilidade de estudar e trabalhar em um país de língua inglesa e, ainda por cima estando na Europa, é um diferencial em comparação com muitos lugares do velho continente. Esse é, aliás, um dos principais fatores que atraem tanto a galera do Brasil, quanto a de outras partes do mundo.

Neste caso, Dublin, a capital irlandesa, é a queridinha dos nossos compatriotas que buscam um intercâmbio pela Ilha da Esmeralda, por ser um lugar jovem; um polo universitário no país; com belezas encantadoras; culturalmente interessante e ser um centro financeiro.

Foto: arquivo pessoal de Liana Barreto

Esses atrativos, por exemplo, foram determinantes para Liana Barreto escolher Dublin para realizar o seu sonho de infância, que era fazer uma viagem internacional. A jovem contadora, de 29 anos, Fortaleza (CE), passou cerca de um ano pesquisando destinos e os prós e contras de cada lugar. Mas, foi a Irlanda que chamou a sua atenção por reunir tantas questões positivas.

“Eu queria viajar para um lugar de clima frio e de língua inglesa. De preferência, um lugar onde eu pudesse estudar e trabalhar. Sendo assim, as opções eram Irlanda, Austrália e Nova Zelândia. Resolvi escolher a Irlanda porque, além de ter um custo mais barato do que os outros dois destinos, eu ainda teria a facilidade de viajar pela Europa e conhecer vários outros países”. Afirma Liana. 

Foto: arquivo pessoal de Liana Barreto

Para que nada desse errado, ela buscou a OK Intercâmbio para ser sua agência nessa viagem, que deu todo o suporte necessário para facilitar a realização de seu sonho. Após definir o destino do primeiro intercâmbio de sua vida, Liana se preparou para este momento com uma viagem rumo à Itália em agosto de 2016, com sua tia. Segundo ela, essa foi a maneira encontrada para sentir como funciona os trâmites de uma viagem internacional e como é a vida fora do Brasil, antes de seguir para a Irlanda sozinha em 2017, já que nunca havia saído do país natal.

A sua chegada em Dublin aconteceu em maio deste ano, com previsão de retorno em janeiro de 2018. Como ela mesma disse: foi na cara e na coragem, para essa experiência única. Com a questão da violência acentuada nas grandes cidades brasileiras, a segurança foi, sem dúvidas, um dos aspectos que mais chamou a sua atenção na capital irlandesa.

Foto: arquivo pessoal de Liana Barreto

O conforto de sair com liberdade e sem o medo de sofrer qualquer ação violenta lhe trouxe a sensação de alívio. Outro aspecto que também a surpreendeu foi a cordialidade da maioria das pessoas. Para ela, os irlandeses são amigáveis e receptivos e embora Dublin esteja repleta de intercambistas, é possível se afastar do centro e acompanhar mais de perto a cultura local.

É claro que alguns desafios seguem sendo superados por Liana ao longo da sua vivência na Irlanda. Aliás, eles são os grandes aprendizados de uma viagem internacional, a famosa saída da zona de conforto.  Por isso, é preciso coragem e determinação para ver que vale a pena conhecer novos horizontes e possibilidades.

Foto: arquivo pessoal de Liana Barreto

“Quando eu imaginava meu intercâmbio ainda do Brasil, pensava que seria confortável, como tirar férias. Mas, descobri que o sonho é diferente da realidade. O intercâmbio em si é muito desafiador, no entanto, não deixa de ser maravilhoso. A gente aprende a encarar os desafios, solucionar os problemas que surgem e gerenciar o nosso tempo. É uma jornada de auto descoberta, de tentativa, falha e vitória. Minha vida, aqui, é mil vezes mais corrida do que era no Brasil e eu gosto. O que posso dizer é que no final das contas terei conseguido viver e tirar proveito dessa experiência incrível. Sei que voltarei para casa uma nova pessoa, com uma grande bagagem cultural e de vida”. Relata.

Foto: arquivo pessoal de Liana Barreto

Veja mais fotos da experiência da Liana em seu Instagram: @li.abarreto


Esta publicação é um oferecimento da OK Intercâmbio. Agência especializada em programas de estudos no exterior, com  várias opções de programas de intercâmbio para 103 destinos, em 37 países pelo mundo. A equipe da OK Intercâmbio é altamente especializada e com vivência internacional.

Website: www.okintercambio.com.br
Contato: [email protected]
Facebook: www.facebook.com/okintercambio
Instagram: @okintercambio

Leia Também:

Conheça Varsóvia, na Polônia


COMPARTILHAR
Joyce Lima
Jornalista e assessora de comunicação, a área cultural é a sua paixão e, por isso, sempre busca conhecer costumes e culturas de diferentes lugares. A história de cada país e região a encanta e ela procura dividir isso de maneira mais fidedigna com os leitores. Carioca da gema e sem amarras segue livre buscando conhecimentos por onde passa.