Um estudante brasileiro na cidade do Porto (Portugal)

Inspire-se-Thiago-Alves-Porto-portugal-press-abroad1
Foto: Thiago Alves, Porto (Portugal)

Muitos estudantes universitários e até profissionais que estão há muito tempo no mercado de trabalho entendem que ter uma vivência no exterior potencializa o currículo e a formação acadêmica aumentando as possibilidades de emprego. Atentos a esta demanda, diversas escolas e universidades ao redor do mundo vêm oferecendo oportunidades para pessoas de todas idades tornando os intercâmbios cada vez mais populares e acessíveis. Com isto, muitos brasileiros têm explorado o mundo.

Foto: Thiago Alves, Rio Douro (Portugal)

Países da Europa como Inglaterra, Irlanda, Espanha e Portugal são alguns dos destinos mais procurados nos últimos tempos para serem realizados cursos de línguas, graduações, mestrados, doutorados e cursos livres. Durante o período do intercâmbio os estudantes têm experiências incríveis que serão compartilhadas na coluna do Press Abroad: “Inspire-se”.

Nesta matéria contaremos um pouco da vivência do Thiago Alves, estudante de 23 anos que decidiu fazer parte da graduação em Direito, na Universidade do Porto, em Portugal. Saindo de Fortaleza, o universitário fez a sua primeira viagem internacional desembarcando na terra do vinho e do bacalhau.

Inspire-se-Thiago-Alves-marrocos--press-abroad1
Foto: Thiago Alves, Ouarzazate (Marrocos)

O Thiago pesquisou muito sobre os custos de vida, costumes e cultura acadêmica em Portugal e conclui que estudar no Porto seria a melhor opção. Além da internet, ele entrou em contato com diversas pessoas que passaram pela mesma experiência. Com estas informações em mãos, ele comprou as passagens e viveu um ano no programa de intercâmbio oferecido pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Em setembro ele chegou no Porto e foi morar em um prédio de apartamentos com estudantes do mundo inteiro, assim como a Universidade do Porto. Com o convívio ele esteve em contato com línguas, hábitos alimentares e culturas diferentes. Thiago também destaca que, durante o período em que morou na cidade portuguesa, o que o deixou mais entusiasmado, foi a facilidade de conhecer outros países da Europa.

Inspire-se-Thiago-Alves-em-Praga-press-abroad1
Foto: Thiago Alves, Praga (Republica Checa)

Para o jovem, a possibilidade de ir estudar em um país europeu, agregou valor ao currículo e à sua formação cultural. E ele afirma: “Gostei da culinária portuguesa, da música, dos portugueses. Fui muito bem tratado por onde passei.” E deixa uma dica para os próximos intercambistas: “Aproveitem as noites do Porto, pois são muito boas!.”

Confira o Instagram do Thiago Alves e veja incríveis fotos das suas viagens em diversos países durante o seu intercâmbio na cidade do Porto.

Se você deseja teve a mesma experiência, entre em contato e compartilhe conosco a sua vivência no exterior. 

Leia também:


Amina Bawa
Amina é jornalista graduada pela PUC-Rio, fazendo mestrado em Cultura e Comunicação, na Universidade de Lisboa e assume ser uma viajante viciada. Curiosa por natureza, sempre quer saber um pouco mais sobre tudo e pretende dar a volta ao mundo. Atualmente reside na capital portuguesa, mas já morou na Irlanda desenvolvendo projetos na área de Audiovisuais e multimídias.