host-family-intercambio

O host family, é quando o intercambista fica na casa de uma família local. No artigo de hoje falaremos sobre essa opção de acomodação.

Fazer intercâmbio exige a tomada decisões importantes como o país, o tempo no local, período da viagem, língua e uma das mais complicadas, a acomodação. Existem diversas possibilidades como ficar em um hotel ou hostel, dividir casa com outros estudantes ou a host family.

Depois de acertada a casa em que você ficará, entre em contato com a família e pergunte sobre os hábitos dos moradores e tente absorver o máximo de informações sobre eles. Como por exemplo, qual é o melhor horário para tomar banho sem atrapalhar a todos, até que horas eles gostaria que você estivesse em casa, como funciona a limpeza da casa e como você pode contribuir com as tarefas. Sem esquecer do bom senso ao utilizar as áreas comuns como banheiro e cozinha, deixando tudo limpo. E uma dica primordial, evite falar ao telefone na frente da família, pois é desrespeito se comunicar em uma língua diferente enquanto estão reunidos. Se for receber uma ligação, dê aquela fugidinha para conversar com privacidade.

host-famly-intercambio

Se não for para papear com a sua família do Brasil, não se esconda. Fale muito com a sua família hospedeira, não fique tímido e acredite que eles irão ajudar a melhorar o seu vocabulário e tudo mais. Um dos pontos mais legais de se hospedar em uma casa de família é conviver diariamente com nativos do país que você selecionou. Pergunte sobre a história, os hábitos, a cultura e conte sobre a sua também. Esta é uma ótima maneira de conhecer o povo e praticar a língua.

Também é importante ressaltar que da mesma forma que você deve se integrar em uma novo ambiente, você será um novo membro na casa então, deixe claro desde o início quais são as suas preferências como hábitos alimentares, alergias, uso de medicamentos, etc. Essas informações serão fundamentais para uma boa convivência.

host-family-intercambio

Abaixo listamos alguns itens obrigatórios em uma host family:

  • O estudante deverá ser tratado como membro da família durante a estadia na casa da família e poderá ter algumas responsabilidades;
  • No quarto,  estudante terá direito à uma cama confortável com roupas de cama adequadas e suficientes com uma troca de roupa de cama por semana, uma mesa e cadeira para estudar, ou então acesso livre para um espaço de estudos;
  • Espaço adequado para guardar roupas;
  • Acesso à uma máquina de lavar roupas ou que suas roupas sejam lavadas, de acordo com a rotina da família;
  • Acesso livre à um banheiro com banheira ou chuveiro todos os dias;
  • Casa com ventilação, aquecimento e iluminação adequados;
  • A casa de família (host family) pode acomodar até 3 estudantes em um mesmo período, desde que pelo menos 1 não compartilhe a mesma língua materna;
  • A família pode acomodar no máximo 2 estudantes por quarto;
  • Alimentação estilo meia-pensão ou pensão completa.

Fotos: reprodução shutterstock

Leia também:


Amina Bawa
Amina é jornalista graduada pela PUC-Rio, fazendo mestrado em Cultura e Comunicação, na Universidade de Lisboa e assume ser uma viajante viciada. Curiosa por natureza, sempre quer saber um pouco mais sobre tudo e pretende dar a volta ao mundo. Atualmente reside na capital portuguesa, mas já morou na Irlanda desenvolvendo projetos na área de Audiovisuais e multimídias.