Já pensou em fazer parte do ensino médio no exterior? A United World College está oferecendo bolsas de estudo.

Quer estudar o ensino médio no exterior e não sabe por onde começar? Olha só essa dica: o United World Colleges (UWC) é uma associação sem fins lucrativos que engloba várias escolas de ensino médio internacionais, e está com inscrições abertas, até o dia 15 de julho, para bolsas integrais e parciais de estudo em instituições dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Japão, Tailândia, País de Gales, Holanda, China, entre outros.

Para participar, os jovens precisam ter entre 15 e 18 anos de idade e estarem cursando o primeiro ou o segundo ano do ensino médio, conhecimento da língua inglesa não será necessário, uma vez que todas as escolas oferecem aulas do idioma. Os alunos que se inscreverem iniciarão seu ano letivo em 2019.

A candidatura é realizada online, por meio do portal aqui. Se realizada até o dia 18 de junho, o valor da inscrição permanece em R$ 70. Após a data, até o dia 15 de julho, o valor da taxa muda para R$ 100. Também é possível solicitar a isenção do pagamento. Para isso, os estudantes precisam atender aos seguintes critérios:

  • Possuir Número de Identificação Social (NIS) único e válido no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Estudar em escola pública e a família possuir renda mensal média de até um salário mínimo e meio; ou estudar em escola particular com bolsa integral e a família possuir  renda mensal média de até um salário mínimo e meio;
  • Estudar em escola pública e a família possui renda mensal média por integrante de até meio salário mínimo; ou estudar em escola particular com bolsa integral e a família possui renda mensal média por integrante de até meio salário mínimo.
Imagem reprodução

Seleção

A seleção para as bolsas de estudo são realizadas em três etapas, a avaliação do perfil do candidato, provas objetivas, previstas para o dia 26 de agosto, e dissertativas, previstas para o dia 21 de outubro, entrevista e convívio por um final de semana com dinâmicas de grupo. O processo é realizado pelos comitês nacionais e serão analisados aspectos como maturidade, responsabilidade, capacidade de liderança, motivação, perseverança e desempenho escolar.

O conteúdo que cai nas provas é condizente com o currículo do ensino fundamental. A prova objetiva possui 20 questões de Língua Portuguesa, 20 questões de Matemática, 20 questões de Conhecimentos Gerais e 10 de Raciocínio Lógico. Os que obtiverem melhor pontuação terão seus formulários de apresentação pessoa l revisados e poderão ser convocados para realizar a prova dissertativa.

Você também pode gostar:

Estamos nas redes sociais. Siga-nos!

Então curta nossa página no facebook | Siga no Twitter @pressabroadpt
Se escreve no canal no YouTube | Confira também o Instagram


Joyce Lima
Jornalista e assessora de comunicação, a área cultural é a sua paixão e, por isso, sempre busca conhecer costumes e culturas de diferentes lugares. A história de cada país e região a encanta e ela procura dividir isso de maneira mais fidedigna com os leitores. Carioca da gema e sem amarras segue livre buscando conhecimentos por onde passa.