Esse fim de semana que passou, resolvi testar minha coragem e me aventurei em uma Ghost Trip. Todo mundo sabe como a Irlanda é cheia de histórias místicas, cheia de lendas e muuiittass crenças então, nada mais curioso e sugestivo do que fazer um passeio por alguns dos castelos “mal assombrados” da Irlanda.

1. ROCK OF DUNAMASE:
Esse foi nossa primeira parada. O castelo fica no condado de Laois. Diz a lenda que o castelo foi saqueado por vikings em 842 e em 1651 foi destruído. Porém, não existem registros oficiais sobre isso, mas é a única explicação encontrada para explicar o fato do castelo estar, ainda, em ruínas. O curioso mesmo e que faz do castelo “mal assombrado” é o fato de um estranho e assombrado cão preto, enorme, proteger esse tal tesouro.
Fora esse terror todo, a região é linda e, caso você não veja o tal cão assombrado, vale apreciar a paisagem e tirar muuiitaass fotos lindas ao redor, do que sobrou, do castelo.

laís-1

laís-2

2. LEAP CASTLE

Esse é sinistro. Considerado o castelo mais mal assombrado da Irlanda, até documentário já fizeram sobre ele.  Um único castelo com diversas histórias de assombrações, porque não basta uma só pra assustar, tem que ter várias. Tudo começou quando, mais ou menos 40 membros do clã McMahon tinham sido contratados pelos O’Carrolls para treiná-los em novos métodos de guerra. Os homens McMahon participaram de uma festa no castelo em comemoração a uma vitória sobre um clã rival dos O’Carrolls. No entanto, os empregadores (O’Carrolls) envenenaram a comida para não pagar a conta. Desde então, dizem que os fantasmas do clã McMahon assombram o Castelo Leap.

O castelo, além dessa história, tem uma área conhecida como “Capela Sangrenta”. Como se fosse pouco terror pra um castelo, contam também que um dos O’Carrolls esfaqueou, pelas costas, um convidado (um sacerdote) à mesa do jantar.

Tem, ainda,  a lenda da “mulher assassinada” que aparece e grita aterrorizando alguns visitantes. Ela também foi esfaqueada por um dos dois dos Irmãos O’Carroll que estavam lutando por ela. Só que nessa “sorte” de dois importantes homens brigando por ela, um deles a esfaqueou em um dos corredores do castelo.

Pra terminar, em 1922, operários do Castelo Leap encontraram uma masmorra secreta escondida atrás de uma parede em um canto da Capela sangrenta. Quando eles exploraram o buraco escuro e sinistro, acharam esqueletos humanos. Acredita-se que esses esqueletos eram de prisioneiros  dos O’Carrolls e teriam sido jogados por um alçapão escondido acima da masmorra. Na queda, as vítimas teriam seus pulmões perfurados por estacas de madeira e lá ficavam até morrer. Uma morte horrível e lenta, para aterrorizar mais o ambiente. Sem contar  nas Luzes estranhas que falam que flutuavam em torno e dentro do castelo antes dele ser comprado pelo Séan, músico que cuida e mantem o castelo, além de morar nele com sua família. Pra mim, isso é mais sinistro de toda história: alguém ainda morar lá com sua família.

laís-3

3. CHARLEVILLE CASTLE

O último dos castelos é famoso por ser assombrado por uma menina chamada Harriet, filha mais nova do terceiro conde de Charleville. A menina caiu da escada, aos 8 anos de idade, enquanto brincava. O acidente ocorreu em 1861 mas, até hoje, muitas pessoas dizem ter visto a menina assombrando o castelo. Alguns dizem que ela passeia cantando no meio da noite, rindo, gritando etc… Mas não para por aí. Além do fantasma de Harriet, há rumores de outras almas assombrando o local, por exemplo: uma mulher com capuz escuro, acompanhada por dois homens bêbados!

laís-4

E por fim, depois de todo esse terror, merecíamos uma relaxada em um pub no caminho de volta para casa mas, claro, um pub “mal assombrado” também.

4. FISHERMAN’S PUB

Uma equipe Irlandesa de caçadores de fantasmas investigou o pub como parte do programa Haunted Irlanda. Eles afirmam que foram tocados por espíritos durante a investigação e que viram sombras escuras durante uma outra investigação noturna. Histórias de fantasmas e espíritos do próprio proprietário do pub, Sean Ward, até levou um padre para abençoar o local. Tim Kelly de Caçadores irlandeses fantasma explicou os acontecimentos fantasmagóricos: “Quando começamos a gritar e fazer perguntas, as luzes começaram a acender em nosso equipamento. Shay, um dos nossos melhores investigadores gritou que havia algo em torno de seu pescoço. Mais tarde, um de seus colegas notou uma marca vermelha em seu pescoço e sua
garganta .Ruídos inexplicáveis também foram ouvidos no pub”. Testemunhas dizem ter avistado uma figura fantasmagórica ao lado da lareira e, muitas vezes, ela só aparece em fotos.

laís-5

Ufa, apesar de tanta assombração e medo, valeu e muito o passeio e fica minha dica para quem quer fazer algo diferente na época do Halloween. Pra você que gostou e ficou curioso pra fazer essa Trip, entre em contato com o pessoal da Ella Transport. Além de transfer comum (receber alunos, mudanças etc.), elas têm diferentes roteiros legais de passeios ao redor da Irlanda, vale muito a pena conferir.

Imagens: Arquivo pessoal


Laís Galhardi
Formada em Jornalismo. Ama comunicação, viagens, descobrir novas culturas e compartilhar suas experiências com outras pessoas. O seu primeiro intercâmbio cultural foi em Dublin, na Irlanda, onde viveu experiências marcantes na sua vida pessoal e profissional. Mesmo depois de ter voltado para uma temporada no Brasil, atualmente reside na capital Irlandesa e trabalha também com Intercâmbio.