BOLSAS DE ESTUDO PARA ESTUDANTES IBERO-AMERICANOS

A Fundación Carolina abriu uma nova edição de bolsas, correspondente ao curso acadêmico 2015-2016. Nesta 15a edição ofertam-se 540 bolsas, segundo a seguinte relação: 304 bolsas de pós-graduação, 112 de doutorado e estadas de curta duração pós-doutorais (incluindo renovações), 29 de mobilidade de professores brasileiros, 50 bolsas da Escuela Complutense de Verano («Escola Complutense de Verão»), 15 bolsas do Programa de Emprendimiento e 30 de Estudos Institucionais.

A convocatória cobre todas as áreas de conhecimento e é orientada exclusivamente para estudantes dos países Ibero-Americanos no intuito de que completem sua formação na Espanha.

Nos últimos anos a Fundación Carolina esforçou-se por melhorar a qualidade da oferta formativa dos programas que articulam a convocatória, bem como por consolidar a sua posição de liderança entre as instituições culturais que promovem a melhoria da educação superior no continente americano. Neste contexto, um dos seus maiores ativos reside na promoção da internacionalização das universidades e centros de formação espanhóis.

O Programa de Formação é possível graças à colaboração entre entidades privadas e organismos públicos que integram o Patronato da Fundación Carolina e às boas relações com as instituições acadêmicas espanholas e ibero-americanas de ensino superior. Os programas ofertados provêm de instituições públicas e privadas das distintas comunidades autônomas espanholas e estão garantidos pelo Conselho Consultivo da Fundación Carolina, do qual ANECA, CRUE e CSIC fazem parte.

A atribuição das bolsas está conforme com o elaborado sistema de gestão em cujo processo de seleção, pautado por vários filtros, participam comitês acadêmicos de avaliação e expertos profissionais independentes que analisam os méritos dos candidatos.

As datas dos prazos para candidatar às diversas modalidades de bolsas são as seguintes: a convocatória para as bolsas da Escuela Complutense de Verano (Escola Complutense de Verão) ficará aberta até o dia 10 de fevereiro; as de pós-graduação e estudos institucionais até o dia 4 de março; e as de doutorado, estadas de curta duração e mobilidade de professores brasileiros até o dia 9 de abril. Os candidatos poderão encontrar todas as informações referentes às bolsas no site www.fundacioncarolina.es, onde é gerada a tramitação das candidaturas.

As modalidades de bolsas

  • Bolsas de pós-graduação.
  • Bolsas de doutorado e estadas de curta duração pós-doutorais.
  • Bolsas de mobilidade de professores brasileiros.
  • Bolsas Escuela Complutense de Verano (Escola Complutense de Verão).
  • Bolsas de Empreendimento.
  • Estudos institucionais.

Para mais informações: www.fundacioncarolina.es

Fonte: Fundação Carolina