A Free Walking Tour, em tradução livre, significa “Caminhada Grátis”. O programa é realizado por jovens voluntários para um público que deseja conhecer pontos turísticos de uma cidade, de maneira mais econômica. Porém, ainda que o passeio seja oficialmente “gratuito”, você pode contribuir com algum valor (se quiser). É uma espécie de “caixinha”, cuja gorjeta varia entre 5 e 10 euros.

free-tour-na-cidades
Foto: Tour guiado com New Europe Tour

Considerada uma verdadeira febre, esta modalidade de turismo é adotada em diversos lugares do mundo todo, inclusive no Brasil. Para participar de uma Free Walking Tour, basta pesquisar e acompanhar os grupos nos sites. Geralmente os pontos de partida são marcados em praças conhecidas ou na porta dos hostels. Porém, ao buscar pelo serviço na alta temporada, é recomendável que se faça a reserva antes, para não perder esta oportunidade.

Ao chegar à aglomeração formada para o passeio, é necessário que você se identifique para o voluntário do programa, que anotará seu nome e te dará uma pulseira, que te sinalizará como participante do grupo. Geralmente, a modalidade é realizada em inglês e, em alguns casos, em espanhol.

O tour chega a durar até três horas. Neste período, diversas atrações turísticas e lugares curiosos são apresentados. A vantagem deste tipo de caminhada é que ela além de consistente, é realizada de uma maneira mais suave, já que os voluntários, em sua maioria, é composto por funcionários de hostels e estudantes.

Como visam te agradar e conquistar uma gorjeta, os guias da Free Walking Tour são performáticos e buscam sempre aprimorar seus conhecimentos sobre os lugares a serem visitados. E, também, procuram não serem óbvios, levando ao público novidades e informações inusitadas sobre algum ponto.

Dicas de sites para Free Walking Tour na Europa:

  • Várias cidades na Europa – New Europea Tour aqui
  • Opção para Amsterdam – 360 Amsterdam aqui
  • Paris – Discover walks aqui

Leia também:


Joyce Lima
Jornalista e assessora de comunicação, a área cultural é a sua paixão e, por isso, sempre busca conhecer costumes e culturas de diferentes lugares. A história de cada país e região a encanta e ela procura dividir isso de maneira mais fidedigna com os leitores. Carioca da gema e sem amarras segue livre buscando conhecimentos por onde passa.