Em parceria com o programa nacional de bolsas de estudo, Ciências sem Fronteiras, as universidades suecas estão fornecendo cerca de 2000 oportunidades de estudo alocadas em 26 universidades no país. As inscrições podem ser feitas até dia 29 de setembro conforme edital.

O programa Ciência sem Fronteiras é inicialmente financiado pelo Governo Federal brasileiro, conjunto a um esforço do Ministério da Educação (MEC) e dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio de suas respectivas instituições – CNPq e Capes. A proposta é fortalecer e expandir as iniciativas da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira através do intercâmbio e da mobilidade internacional de estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores. O objetivo é auxiliar 101 mil estudantes brasileiros e pesquisadores a estudarem em universidades conceituadas mundialmente.

Condições

O período da bolsa de estudos é de até 12 meses. Os estudantes serão selecionados através da chamada de propostas, que serão anunciadas pela CAPES e o CNPq. As universidades brasileiras submeterão seus melhores alunos, selecionados com base em mérito acadêmico, e que atendam as exigências de cada tipo de bolsa de estudo. Os candidatos também terão que provar que possuem conhecimento suficiente da língua exigida. Os alunos devem apresentar o certificado TOEFL (Test of English as Foreign Language) nas modalidades iBT (Internet Based Test), pontuação mínima de 72 pontos ou PBT (Paper Based Test), pontuação mínima de 530; ou IELTS, pontuação mínima de 5.5 (nenhuma banda abaixo de 4,5), provas realizadas após 1 de agosto de 2011. Ressalta-se que a pontuação mínima varia entre as instituições.

O estudante tem que ter completado no minimo 60% dos estudos planejados para o seu programa de graduação no momento do início previsto para o início do período da bolsa.

Universidades suecas participantes

Blekinge Institute of Technology

Chalmers University of Technology

Dalarna University

Halmstad University

Jönköping University

Karlstad University

Karolinska Institutet

Kristianstad University

KTH – Royal Institute of Technology

Linköping University

Linnaeus University

Luleå University of Technology

Lund University

Malmö University

Mid Sweden University

Mälardalen University

SLU – Swedish University of Agricultural Sciences

Stockholm University

Södertörn University

Umeå University

University of Borås

University of Gothenburg

University of Gävle

University of Skövde

University West

Uppsala University

Áreas contempladas no Programa

 Engenharias e demais áreas tecnológicas

Ciências Exatas e da Terra

Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde

Computação e Tecnologias da Informação

Tecnologia Aeroespacial

Fármacos

Produção Agrícola Sustentável

Petróleo, Gás e Carvão Mineral

Energias Renováveis

Tecnologia Mineral

Biotecnologia

Nanotecnologia e Novos Materiais

Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais

Biodiversidade e Bioprospecção

Ciências do Mar

Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação)

Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva

Formação de Tecnólogos

Chamadas Específicas

 Em uma parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco – Brasileiro (CISB) e o CNPq, a empresa Saab AB ofereceu 100 bolsas de estudo para o Governo Brasileiro para desenvolver pesquisas de interesse da compania. Para entrar em contato com os grupos de pesquisa acadêmicos na Suécia e os pesquisadores da Saab AB, é preciso entrar no site do CISB.

Outras bolsas de estudo

Gostaria de estudar na Suécia mais o progama Ciências sem Fronteiras não obtem cursos dentre de sua area? No site do studyinsweden, há informações addicionais para se candidatar a um programa “regular” de bacharelado ou mestrado. Cidadãos brasileiros também são elegíveis a se candidatarem a uma Bolsa de Estudos do Instituto Sueco para estudos em níveis de mestrado ou bacharelado.

Fonte: Embaixada da Suécia

Encontrou um erro? Quer sugerir uma pauta? Ajude-nos a melhorar nosso conteúdo. Envie um e-mail para: [email protected]