Ainda mais encantadores nos meses de dezembro a março, os alpes italiano ssão indicados para turistas que gostam de frio, esporte e aventura. A cadeia montanhosa que formam os alpes fica no Norte da Itália. São 18 picos com mais de 3.000 metros de altitude. A região reúne as mais belas paisagens de montanha com paredes verticais, falésias e vales estreitos, profundos e longos.

O roteiro abaixo reúne algumas opções para você curtir a Itália de um jeito diferente:

Cortina D’Ampezzo

A duas horas ao norte de Veneza, é possível encontrar uma das principais estâncias de esqui da Itália, Cortina D’Ampezzo. Há quem descreva Cortina como a vila mais charmosa dos Alpes italianos, rodeada das mais belas paisagens de montanha. É a estância predilecta dos famosos e abastados de Roma e Milão, mais preocupados em regressar a Cortina pelo ar puro, as vistas, o shopping e subir a montanha para um grande almoço do que propriamente para deslizar vertente abaixo. Uma vantagem para os aficionados que assim encontram quatro áreas de ski diferentes e 1200km de pistas praticamente vazias. São 254,5 quilômetros quadrados, aliada à qualidade do terreno íngreme, favorece a prática do freestyle, dedicado a manobras aéreas de esqui ou snowboard.

canazeiCanazei

Localizada em Trentino-Alto Ádige, a região é considerada pelos aventureiros como a maior área de esqui do mundo – e, não por menos, ela surpreende pelos seus 1,2 mil quilômetros quadrados de área coberta de neve pura e de textura resistente. A característica do terreno é destacada pelas grandes montanhas, que parecem esculpidas à mão, tornando o local recordista em neve. O passeio de teleférico, que vai da cidade até as encostas, é o mais concorrido.

Claviere

claviereSituada na região de Piemonte, atrai turistas da Itália e do mundo todo. O local faz parte do famoso circuito de esqui Via Láctea, que oferece mais de 400 quilômetros quadrados de pistas, com cerca de 2,8 mil metros de altura. Diversão garantida para esquiadores iniciantes e profissionais.

Passo del Tonale

passo del tonaleNa fronteira entre Lombardia e Trentino, situa-se Passo del Tonale, região famosa por oferecer clima ensolarado com vista das montanhas cobertas de neve. Tonale é ideal para viagens em família, uma vez que não há grandes filas ou longas esperas nas atrações.

Livigno

Ainda na região de Lombardia, Livigno é conhecida por manter condições e estrutura para a prática de snowboard em todos os níveis. Com 211 quilômetros quadrados de extensão, as pistas são tranquilas, sem muitas elevações, perfeitas para aproveitar o esporte.

Friuli Veneza Júlia

Nesta região ficam as cidades de Trieste, Gorizia, Pordenone e Udine, que se destacam por suas belezas, além de opções de rotas de trekking e caminhadas. Ideal para quem busca contato com a natureza, os destinos são palco de competições de esqui e perfeitos para esportistas ousados. Entre os desafios estão as cachoeiras congeladas que servem de cenário para escaladas.

Com informações Zero Hora