A Irlanda é um ótimo país para quem quer aprender ou aprimorar seus conhecimentos na língua inglesa. É por isso que cada vez mais pessoas optam pela Ilha Esmeralda como destino de intercâmbio.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Governo Irlandês, estima-se que mais de 100 mil estudantes do mundo todo vão anualmente até à Irlanda para estudarem inglês. Somente em Dublin, capital irlandesa, há mais de 20 escolas certificadas.

Escolher uma boa escola de inglês na Irlanda que se alinhe com todas as suas necessidades pode ser uma tarefa cansativa. Com tantas opções disponíveis, é preciso tomar alguns cuidados para evitar surpresas desagradáveis.

Dito isso, selecionamos as principais questões a serem pensadas antes de escolher a sua escola de inglês na Irlanda. Separe o caderno e anote as dicas!

Saber qual é a sua intenção

Você já se perguntou porque deseja aprender inglês? Muitas pessoas querem aprender o mínimo da língua para poder escrever e ter conversas sem grandes dificuldades. Há aquelas ainda que desejam aprender o máximo que puderem.

Além disso, existem pessoas que já têm um bom conhecimento do inglês, mas não precisam de uma excelente instituição, pois apenas precisam praticar a língua.

Ainda, também há pessoas que optam por uma escola como condição para viverem legalmente na Ilha.

Mas se a sua intenção for aprender o inglês da maneira mais plural possível, escolher uma escola de inglês na Irlanda com um bom mix de nacionalidades pode ser uma experiência bastante rica.  

Por isso, é importante se certificar de que a escola possui uma excelente combinação de nacionalidades.

escola de inglês na Irlanda

Compreender o seu nível de inglês

Básico, intermediário, avançado ou fluente? Independente do seu nível de inglês, é melhor estudar em uma escola que ofereça um número menor de alunos por turma.

A maioria das escolas na Irlanda oferece uma turma de 15 alunos por turma; algumas escolas oferecem grupos ainda menores. Isso permite que o professor passe mais tempo com cada aluno e ajude no aprendizado.

Também é muito importante garantir que a escola seja grande o suficiente para atender a todos os níveis da língua inglesa. Escolas menores, às vezes, têm dificuldades para fornecer as classes necessárias em todos os níveis de linguagem.

Deve haver pelo menos 5 níveis de classe em todos os momentos. No exterior, os níveis são estruturados da seguinte forma:

  • A1 – Elementar;
  • A2 – Pré-Intermediário;
  • B1 – Intermediário;
  • B2 – Intermediário Superior;
  • C1 – Avançado.

Ver boas avaliações, perguntar para amigos que já fizeram intercâmbio na Irlanda e pesquisar a fundo em grupos e redes sociais também é uma boa ideia para decidir.

Calcular o quanto você pretende investir ao escolher uma escola de inglês na Irlanda

A questão que envolve o investimento financeiro é a que mais pode influenciar na escolha da escola. Isso diz respeito a quanto você está disposto a gastar de tempo e dinheiro e quanto tempo pretende permanecer na Irlanda.

Outros recursos que devem ser levados em conta é saber se uma boa acomodação está inclusa e se é oferecido bons exames de certificação, como TOEFL e IELTS. Existem diversos pacotes onde esses “extras” já são inclusos.

O Stamp 2 é o visto mais comum para estudantes estrangeiros poderem estudar e trabalhar na Irlanda. E para se enquadrar nesta categoria de visto é necessário se matricular em curso de inglês de no mínimo 25 semanas, o equivalente a 6 meses.

Logo, sabendo que você estudará em uma escola de inglês na Irlanda durante este tempo, precisa levar em conta a localização, horário, período deseja trabalhar e analisar em que momentos se sente mais confortável para prestar atenção nas aulas.

escola de inglês na Irlanda

Analisar em quais horários pretende estudar

Como dissemos acima, o horário é uma questão a ser pensada. Isso porque pela manhã os valores são mais caros, pelo fato de que muitos estudantes frequentam escolas pela manhã e trabalham durante à tarde. Então a demanda e procura nesse período é, consequentemente, maior.

Se você desejar, é possível iniciar os estudos à tarde e depois mudar o horário mediante o pagamento de uma taxa de mudança. Então essa decisão, em especial, não precisa ser tomada imediatamente, pois no início talvez seja interessante se adaptar à rotina e depois pensar em outras atividades.

Escolher uma boa instituição que irá agregar tanto na sua formação pessoal, cultural e profissional deve ser feita sem pressa. Afinal, isso será parte essencial da sua viagem.

Agora que você já tem mente do que precisa para escolher a sua escola de inglês na Irlanda, conheça nossas recomendações das melhores instituições e faça um orçamento!


Verônica Motti
Verônica Motti é brasileira, trabalha com redação e produção de conteúdo digital e acredita na escrita como uma forma de se expressar, transmitir amor e compartilhar experiências. Após viajar por um ano entre a Europa e Ásia, decidiu ter menos coisas e ser mais. Saiba mais sobre suas experiências no seu Instagram @vero.motti.