As inscrições para as bolsas de estudo Erasmus Mundus se encerram no dia 12 de janeiro de 2018.

Já pensou em se especializar no exterior e de quebra ainda conhecer cidades europeias sem gastar quase nada? Pois então, essa é a hora! A Erasmus Mundus está oferecendo bolsas de estudo para o programa de Mestrado Internacional em Mercados Globais e Criatividades Locais (GLOCAL), na Europa. As inscrições para pedido de admissão já estão abertas e se encerram no dia 12 de janeiro de 2018.

Mas, como assim, conhecer cidades europeias sem gastar quase nada? Simples, a GLOCAL conta com a parceria de quatro instituições de ensino superior, são elas: Universidade de Glasgow, na Escócia; Universiat de Barcelona, na Espanha; ERASMUS University Rotterdam, na Holanda e Georg-August- Universität  Göttingen, na Alemanha.

O Programa

As universidades cederão suas instalações e docentes para o programa de pós-graduação. Os alunos terão a incrível oportunidade de viver e estudar, no mínimo, em três das quatro cidades da Europa, que abrigam as instituições parceiras, de acordo com a especialização escolhida: História Global e Cidades Criativas ou Mercados Globais e Desenvolvimento.

Outras especialidades (como Engenharia, Ciências, Arquitetura, etc.) também serão consideradas para a admissão no mestrado, além das áreas relacionadas aos mercados globais e criatividades.

Com duração de dois anos, o primeiro semestre da pós será realizado em Glasgow (Escócia), o segundo acontecerá em Barcelona (Espanha) e o terceiro dependerá área de atuação escolhida (História Global ou Mercados Globais). O quarto e último semestre será dedicado à elaboração da pesquisa de dissertação, sob orientação dos professores de Rotterdam (Holanda) ou Gottigen (Alemanha).

O mestrado realizado integralmente na língua inglesa, no entanto, a questão do idioma é flexível, uma vez que o próprio programa oferece um “pré-mestrado”, espécie de preparatório para que os estudantes estejam aptos a ingressarem na GLOCAL.

O Auxílio

Os candidatos brasileiros entram na modalidade Partner Countries (países parceiros). Ela contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

O auxílio cobre taxas universitárias, com até nove mil euros por ano; custos de viagem e instalação, com mil euros; ajuda de custo mensal de mil euros para subsistência durante a inteira duração programa (máximo 24 meses).

Foto by: Joshua Earle

Inscrição

A candidatura ao programa de mestrado é realizada online, por meio do portal da universidade aqui. O conhecimento em inglês deverá ser comprovado, serão aceitos certificados como: IELTS, TOFEL, CAE, CPE, PTE e Trinity College London Integrated Skills in English e outros.

O estudante que está disputando a bolsa Erasmus deverá enviar o formulário sobre a candidatura ao auxílio compilado à aplicação online do mestrado como um arquivo PDF, além disso, deverão anexar os seguintes documentos:

  • Diploma (com tradução oficial em inglês);
  • Histórico escolar (com tradução oficial em inglês);
  • Duas cartas de recomendação em papel timbrado;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Cópia do passaporte;
  • Curriculum Vitae;

É fundamental que a apresentação pessoal do candidato seja bem elaborada, com uma explicação sobre os motivos pelos quais o estudante deseja fazer o mestrado, como o estudo é relacionado aos seus interesses profissionais e o que significará para a sua carreira. Também é importante argumentar sobre por que merece ser escolhido e citar uma ideia para um possível projeto de dissertação.

Foto capa: by Jeremy Bishop

Leia Também:

Estamos nas redes sociais. Siga-nos!
Então curta nossa página no facebook | Siga no Twitter @pressabroadpt
Se escreve no canal no YouTube | Confira também o Instagram

Conheça Varsóvia, na Polônia


COMPARTILHAR
Joyce Lima
Jornalista e assessora de comunicação, a área cultural é a sua paixão e, por isso, sempre busca conhecer costumes e culturas de diferentes lugares. A história de cada país e região a encanta e ela procura dividir isso de maneira mais fidedigna com os leitores. Carioca da gema e sem amarras segue livre buscando conhecimentos por onde passa.