Portugal tem destino indispensável para amantes da lomografia

Para os apaixonados por Lomografia, nada melhor que conhecer a loja da Lomo. Na Baixa Lisboa, a Embaixada da Lomo faz você saborear uma coleção de câmeras lomográficas.

Lomo-Lisboa-rodrigo-silva


Lomografia
 é um movimento fotográfico que utiliza câmeras automáticas de baixo custo. O processo consiste na recepção contínua de luz que é feito através do sistema de exposição automático, chegando a durar 30 segundos. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o olho de peixe, no qual a fotografia fica com uma moldura circular. O nome é uma referência ao modelo LOMO LC-A, uma câmera compacta da marca LOMO. A LOMO é baseada na Cosina CX-1 e começou a ser produzida em 1980.

Mas o que é Lomografia?

Era 1982 e o mundo estava em plena Guerra Fria. Na URSS, o general do Ministério da Indústria e da Defesa Soviético, ordenou ao director da empresa LOMO a produção maciça de máquinas fotográficas pequenas, robustas e fáceis de usar.

lomo-lisboa-rodrigo

O general, amante da fotografia, tinha-se deixado encantar por uma pequena máquina japonesa, muito resistente e cujas lentes eram de qualidade excepcional. A ideia era produzir Lomos baratas para que estas se tornassem verdadeiros instrumentos de propaganda soviética. Lomomania, Lomografia, Lomógrafo… expressões correntes nesta forma de fotografar.

Embaixada Lomográfica Portugal

Onde: Rua da Assunção 15, 1100-042 Baixa Lisboa, Portugal

Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado: 10h30 – 19h30

*Este conteúdo é compartilhado do Blog Astronauta Incomum


Rodrigo Silva
Rodrigo Silva, 32 anos, é diretor de arte publicitário por profissão, fotógrafo por paixão e guitarrista frustrado por falta de talento mesmo. Atualmente vive em Dublin e trabalha em uma agência de publicidade. Rodrigo é fundando do blog: astronautaincomum.com