Acidentes podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar. E, quando estamos em viagem de intercâmbio ou turismo, não estamos livres de algum problema acontecer conosco ou com alguém próximo. Por isso, achamos muito interessante dar a dica desse aplicativo para todos os nossos leitores.

O Dr. Drauzio Varella, que ficou conhecido por inúmeros livros publicados e por sua participação no programa semanal, “Fantástico”, da Rede Globo, criou e supervisiona o aplicativo de primeiros-socorros que está disponível gratuitamente para smartphone e tablet nas plataformas Apple e Android.

Primeiros-socorros-Drauzio-VarellaSegundo o site oficial do médico, a ideia do aplicativo, que tem como objetivo mostrar como conduzir a situação até o socorro profissional chegar, surgiu após a série “Primeiros-Socorros” veiculada no Fantástico. “Como em televisão o tempo é muito curto, tivemos que focar em alguns acidentes domésticos, e não pudemos falar de todos. Esse aplicativo reúne essas informações de forma completa e mais acessível”, explica o Dr. Drauzio.

O app tem informações sobre como prestar socorro em 11 situações: engasgamentos, queimaduras, traumas na cabeça, cortes, fraturas e entorses, choques elétricos, picadas e mordidas de animais, intoxicações e alergias, sangramentos, afogamentos e quadros em que é necessário transportar feridos. O app tem a descrição passo-a-passo do que deve ser feito em cada situação, de forma descritiva e também por áudio, narrado pelo próprio Dr. Drauzio.

Dados alarmantes são expostos no site do Dr. Drauzio. Anualmente ocorre 1 milhão de casos de queimaduras no Brasil, sendo que 70% dos casos acontecem em casa. Já as quedas são responsáveis por quase 1/3 dos acidentes domésticos, e só no Estado de São Paulo uma pessoa morre a cada 3 dias em função delas.

PicMonkey-Collage3 (1)

É importante ressaltar que estas dicas são para auxiliar no salvamento de uma vida, porém são paliativas, não descartam nem substituem a necessidade da ação de um profissional da área médica. Sempre procure o serviço de emergência.

Fonte: drauziovarella.com.br

*Imagens Divulgação

Encontrou um erro? Quer sugerir uma pauta? Ajude-nos a melhorar nosso conteúdo. Envie um e-mail para [email protected]