A gastronomia de Lisboa é sobretudo à base de peixe como é o caso das sardinhas no verão, inúmeras receitas com bacalhau e marisco. Também a carne de porco está presente na gastronomia de Lisboa, e o bom vinho. Para adoçar o apetite, podes escolher muitos tipos de sobremesas, desde o arroz doce aos gelados. Os Lisboetas são muito apreciadores de café.

Conhecer a gastronomia de Lisboa significa conhecer uma gama de pratos à base de peixe e marisco dada a proximidade do mar. Há também muitos pratos de carne, nomeadamente de porco como é o caso das Iscas ou o cozido à Portuguesa.

Lisboa é uma cidade onde alberga pessoas de várias nacionalidades e como tal, vários tipos de culinárias passam por aqui, com os seus locais onde podes descobrir os sabores gastronómicos desde a Índia, China e Brasil.

Bacalhau-lisboa-press-abroad (1)2Relativamente à origem dos pratos pertencerem à gastronomia de Lisboa, são muitas as opiniões ao longo dos tempos, de qualquer forma, consideram-se pratos típicos de Lisboa os seguintes: Bacalhau à Brás, sopa rica de peixes, pataniscas de bacalhau, meia-desfeita, amêijoas à Bulhão Pato, fava rica, bife à Marrare peixinhos da horta, iscas com ou sem elas, meia-unha com grão, entre outros.

A sardinha na brasa é a rainha, especialmente durante o Verão e nas celebrações dos Santos Populares. É impossível não cheirar esse petisco nos bairros de Alfama, Bairro Alto e em muitas outras localidades.

Se és apreciador de caracóis ou favas cozidas, pela cidade existem muitos restaurantes e tabernas que oferecem estas variedades para acompanhar umas cervejas ou mesmo vinho.

Para comer iscas com ou sem elas, a dica é o Caldo Verde na rua da Esperança porque são uma especialidade desse restaurante. Para mariscos como as ameijoas e o arroz de marisco, a sugestão é a cervejaria O Palácio que fica no Largo de Alcântara. Meia dose de arroz de marisco dá para duas pessoas  e custa cerca de 10 euros.

Preferencialmente a gastronomia de Lisboa é apreciada com vinho a não ser os mariscos que sabem tão bem com vinho brancos fresco como com cerveja.

No que respeita a doçaria, o bolo-rei, as broas castelar, as farturas, os pastéis de nata ou pastéis de Belém e as raivas de Lisboa são referidos como doces típicos da cidade.

Deves sentar-te numa esplanada e deliciar-te com a nossa pastelaria, onde se destacam os deliciosos Pastéis de Belém ou pastéis de nata, e beber uma bica (café) que é um mito em Lisboa.

Por Fernando Joaquim

Fonte: Lisboa Costasur | Imagem: Reprodução