crepesalgadoCrepe é uma tradição da cozinha popular da França e a principal comida de rua de Paris, onde são vendidas em bancas espalhadas por toda a cidade. Doce ou salgado, é obrigação de qualquer turista provar essa delícia. Pode ser servida quente ou fria, aberta, enrolada ou empilhada, como entrada, sobremesa ou lanche. A diferença da massa em relação à panqueca brasileira é a textura – já que a massa tem manteiga. Veja a receita e prepare com o recheio que você mais gosta:

Ingredientes

250g de farinha
4 ovos
1/2 litro de leite
1 colher de sopa de açúcar (pode misturar um pouco de baunilha)
1 pitada de sal
50g de manteiga
1 colher de sopa de rum ou água de flor de laranjeira

Modo de Fazer

Procure fazer a massa com antecedência de, pelo menos, uma hora (o ideal são duas horas). O modo abaixo é o mais rápido de fazer, demora cerca de três minutos:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador.
  • Transfira a massa batida para uma vasilha, cubra com filme e leve à geladeira para descansar.

Fritura

  • Aqueça lentamente uma frigideira de ferro ou antiaderente para fritar a massa, até que jogando uma gota de água ela ferva rapidamente.
  • Enquanto isso, retire a massa da geladeira e misture mais um pouco antes de usar.
  • Quando a frigideira estiver quente o suficiente, pincele-a ligeiramente com manteiga. Essa operação que deve ser repetida a cada crepe.
  • Use uma concha para deitar a massa da crepe na frigideira. A medida certa para cada um é meia concha.
  • Para que a massa se espalhe pela frigideira use uma espátula de madeira, plástico ou teflon, ou incline a frigideira até que ela se espalhe por igual. Para virar, use a espátula. Se for jogar para cima, cuidado com possíveis queimaduras.
  • Frite de um lado até que comece a levantar bolhas, aí vire e frite alguns segundos do outro lado.
  • Vá colocando o que estiver pronto numa travessa. Se quiser servir quente, coloque a travessa sobre uma vasilha com água fervendo para que não esfriem.
  • Depois, coloque o recheio a gosto e formate dobrando duas vezes como gostam os franceses, ou uma vez só, enrole, faça trouxinhas ou deixe ela aberta mesmo, como você preferir ou combinar mais com o recheio que você vai usar.

Sugestões para recheio doce: Geléias de frutas, pêssegos em calda fatiados fininho, morangos frescos cortados deixados de molho por meia hora em açúcar e vinho do porto, goiabada derretida, Nutella, brigadeiro doce de leite, entre uma infinidade de outros recheios doces.

Com informações: Correio Gourmand

Confira também: