A Alemanha atrai todos os anos estudantes de vários países. Entre as nações que não falam inglês, é a mais procurada. Um levantamento apresentado pela Deutsche Welle mostra quais são as universidades preferidas de quem escolhe o país para a formação acadêmica:

10° lugar: Colônia

 10

Em décimo lugar está a Universidade de Colônia. A cidade promove, todos os anos, uma das maiores festas da Alemanha: o carnaval. Tanto a atitude descontraída dos moradores quanto a proximidade com outras grandes cidades europeias – Amsterdã, Bruxelas e Paris estão a apenas algumas horas de distância de trem – tornam Colônia atraente para estudantes de todo o mundo.

 9° lugar: Frankfurt

 A universidade tem o nome do poeta Johann Wolfgang von Goethe, que nasceu em Frankfurt. A cidade multicultural perto do rio Meno (Main, em alemão) é chamada de “Mainhattan” por causa do skyline cheio de arranha-céus. É a sede de muitas instituições financeiras, incluindo grandes bancos.

8° lugar: Duisburg-Essen

Com cerca de 37 mil alunos, a Universidade de Duisburg-Essen é uma das maiores da Alemanha. Ela surgiu da fusão das universidades das cidades de Duisburg e Essen, em 2003. Quem vai estudar lá vai também para uma das regiões mais densamente povoadas da Alemanha: o Vale do Ruhr.

7° lugar: Heidelberg

 7

Fundada em 1364, é a universidade mais antiga da Alemanha. Esse título faz dela muito popular entre os estudantes estrangeiros, assim como a cidade em si. A parte histórica de Heidelberg é uma das mais charmosas do país.

6° lugar: Humboldt, em Berlim

Também é uma das universidades mais antigas da Alemanha. Por lá já passaram ilustres estudantes, que justificam a sua reputação, tais como Otto von Bismarck, Heinrich Heine, Robert Koch e o ativista americano de direitos civis W.E.B. Dubois.

5° lugar: Universidade Técnica de Berlim

Mais uma vez, Berlim. A capital da Alemanha não encanta apenas os turistas. Os estudantes também amam a cidade. Não apenas porque a Universidade Técnica oferece um dos melhores cursos de engenharia, mas também porque o custo de vida em Berlim é bem menor do que em outras cidades da Europa Ocidental.

4° lugar: Aachen

4

Aachen fica perto da fronteira com a Bélgica e a Holanda, e lá está localizada a Universidade Técnica da Renânia do Norte, a maior universidade técnica da Alemanha. Ela tem a reputação de levar a sério o seu lema: “pensar no futuro”.

3° lugar: Universidade Técnica de Munique

A capital da Baviera abriga ótimas universidades. Uma delas é a Universidade Técnica de Munique. De acordo com dados oficiais, em 2013 um em cada cinco estudantes era estrangeiro.

2° lugar: Ludwig Maximilian, em Munique

Outra excelente universidade de Munique é a Ludwig Maximilian. Ela é uma das mais antigas e prestigiadas da Alemanha – 34 ganhadores do Prêmio Nobel estudaram lá. Em 2013, Munique foi escolhida pela revista “Monocle” a cidade mais habitável do mundo.

1° lugar: Universidade Livre de Berlim

 berlim

A Universidade Livre de Berlim (FU Berlin, no original) foi fundada em 1948. Ao contrário da Universidade Humboldt, que estava localizada na zona soviética, a FU estava em Berlim Ocidental e acompanhou de perto o conflito entre o leste e o oeste como integrante do “mundo livre”. Daí vem o nome.

Fonte: Deutsche Welle

Imagens reprodução