Guilherme Felipe se encontrou profissionalmente após sua primeira experiência fora do Brasil

Viajar para a Europa é o sonho de vários brasileiros que desejam se especializar em alguma área profissional (e dessa forma melhorar a qualificação no mercado de trabalho), aprender um novo idioma, estudar em uma universidade, conhecer outros países do velho continente ou tudo isso junto, por que não?

Foto: Arquivo Guilherme Felipe

Guilherme Felipe da Silva, 22 anos, de Caieiras (SP) estava, justamente, entre esses estudantes que tem a finalidade de aprender o inglês fora do país e viajar pelo continente europeu em busca de novas vivências, conhecer culturas, angariar aprendizados e experiências que só um intercâmbio oferece.

O jovem optou por Dublin, Irlanda, como destino para seus estudos pelas boas opções que o local oferece, entre elas: a possibilidade de estudar a língua inglesa na Europa, já que os idiomas oficiais do país são o inglês e o irlandês; conhecer a cultura Irish; estar próximo de outros países europeus; as possibilidades de trabalho; e a qualidade e custo de vida local.

“Quando descobri as oportunidades oferecidas na Irlanda e a facilidade para retirada do visto, cujo prazo na época era de até um ano, fiquei surpreso. Recomendo muito o apoio de uma agência. No meu caso, a primeira escola que escolhi fechou uma semana antes do meu embarque e por meio da agência fui relocado para outra instituição com um nível superior. Muitos estudantes não tiveram essa mesma oportunidade e perderam tudo o que investiram, na ocasião”. Afirma Guilherme.

Guilherme iniciou o intercâmbio em maio de 2014, com duração inicial de 1 ano, porém já está ha três anos no país. Na ocasião, o estudante desembarcou na Irlanda com 18 anos e cheio de vontade de desfrutar de todo conhecimento que essa primeira experiência fora do Brasil proporcionaria. Ao se instalar no país, o que mais lhe impressionou foi a animação dos irlandeses. A beleza de Dublin, os parques, a arquitetura e os ares de cidade pequena foram outros aspectos que somaram positivamente ás suas sensações.

Foto: Arquivo pessoal Guilherme Felipe

Para o intercambista, viver na capital irlandesa é ter a cada dia uma forma diferente de vivenciar situações. Por lá há diversas opções de lazer e muito que aprender sobre as histórias do local, do país e do continente. “Recomendo Dublin para os meus amigos, parentes e demais. A cidade te acolhe de uma forma incrível e te ensina a viver de uma forma que você nunca imaginaria fazer no Brasil”.

Quanto à experiência de trabalho na Irlanda, durante os primeiros meses, ele conta que resolveu viajar e explorar um lado mais turista. Foi no sexto mês, quando terminou o curso na escola, que começou a buscar por oportunidades de trabalho. Seu primeiro emprego foi de Deli Assistant – Atendente de lanchonete. Na função, ganhava o mínimo, no entanto conseguia se manter.

Foto: Arquivo pessoal Guilherme Felipe

Com o salário, viajava sempre que possível e ainda teve a oportunidade de visitar o Brasil duas vezes. Após a experiência, Guilherme se tornou consultor de intercâmbio e desde então se dedica a ajudar estudantes a realizarem seus sonhos de estudar fora de seu país natal.

Em três anos, na Irlanda, o estudante viajou muito e teve a grande oportunidade conhecer 20 países, em três continentes: Europa, Ásia e África. Ele classifica como incrível o que vivenciou. Sua dica é que seja livre e aberto para as oportunidades. Sua meta, hoje, é conhecer um país a cada ano vivido e se possível dar uma volta ao mundo.

Foto: Arquivo pessoal Guilherme Felipe

Sua maior recompensa com o intercâmbio foi adquirir um conhecimento amplo do mundo e se descobrir, com sua nova paixão como consultor de intercâmbio. Guilherme divide e compartilha suas experiências com todos aqueles que desejam ganhar o mundo viajando. Para ele, é fundamental ver um sorriso no rosto de cada estudante que chega à Ilha da Esmeralda e proporcionar tudo o que é preciso para que todos tenham momentos incríveis e únicos.


Esta publicação é um oferecimento da OK Intercâmbio. Agência especializada em programas de estudos no exterior, com  várias opções de programas de intercâmbio para 103 destinos, em 37 países pelo mundo. A equipe da OK Intercâmbio é altamente especializada e com vivência internacional.

Website: www.okintercambio.com.br
Contato: contato@okintercambio.com.br
Facebook: www.facebook.com/okintercambio
Instagram: @okintercambio

Leia Também:

Conheça Varsóvia, na Polônia


COMPARTILHAR
Joyce Lima
Jornalista e assessora de comunicação, a área cultural é a sua paixão e, por isso, sempre busca conhecer costumes e culturas de diferentes lugares. A história de cada país e região a encanta e ela procura dividir isso de maneira mais fidedigna com os leitores. Carioca da gema e sem amarras segue livre buscando conhecimentos por onde passa.