Está pensando em visitar os Estados Unidos, mas está um pouco apreensivo com a retirada do visto? Aqui você pode encontrar dicas de qual é o processo para obter a permissão. E, hoje, a gente traz algumas dicas de como se sair bem na entrevista, a parte que provavelmente mais aterroriza os turistas.
Antes da entrevista
Assim que for marcada a data para a conversa, comece a preparar sua pasta com a documentação necessária para comprovar o que foi declarado no formulário. Muitos dos documentos não serão solicitados pelos agentes, mas é melhor garantir.
Dentre a papelada, deve constar seus documentos (passaporte, identidade, carteira de motorista e carteira de trabalho, por exemplo) e aqueles que indiquem vínculos com o Brasil. Isto é, certidão de casamento, escritura de imóveis, comprovante de renda e de emprego estável e até mesmo comprovantes de que declaração de imposto de renda. Estes papéis são muito requisitados pois provam que o turista interessado em conhecer os EUA têm vínculos fortes com o país e, com isso, provavelmente retornarão assim que o período autorizado pelo visto obtido expirar.
Toda a documentação pode ser mantida em uma pasta ou envelope. O importante é deixar o pacote organizado, para que o papel solicitado seja encontrado facilmente, e bem visível para os agentes. Isso demonstra confiança e organização.

blog_visto_americano

Durante a entrevista
Para se dar bem na entrevista, é imprescindível manter a calma. O nervosismo, comum neste tipo de situação, pode interferir negativamente no resultado da conversa. Por isso, o principal segredo é a tranquilidade.
Outro detalhe importante é se mostrar sempre confiante, respondendo diretamente todas as perguntas. Aqui, a sinceridade é essencial. Tudo o que foi declarado no formulário deve ser comprovado, o que deve ser feito de forma verdadeira e objetiva.
Ao contrário dos que muitos acreditam, simpatia em excesso pode prejudicar. O entrevistador será o mais direto possível e, certamente, pretende que a conversa seja rápida e breve. Por isso, nada de alongar as respostas com informações desnecessárias ou pecar pela indiscrição. Sendo atencioso, cordial e objetivo, as chances de ter o visto aprovado só aumentam.

Sobre a entrevista
Como já dito, a entrevista para obter o visto americano é feita apenas para comprovar o que foi informado durante o preenchimento da DS-160. Por isso, há um padrão para as perguntas, que inclui ainda um questionamento sobre o objetivo da viagem e afins. As perguntas mais frequentes, portanto, são:

→ Qual sua idade?
→ Qual sua profissão?
→ Qual a finalidade da viagem?
→ Quanto tempo você pretende ficar nos EUA?
→ Quantas e quais cidades pretende visitar?

Assim como as perguntas são padronizadas, os motivos para ser reprovado na entrevista costumam ser os mesmos:
→ Nervosismo;
→ Informações conflitantes;
→ Erro no preenchimento do formulário;
→ Falta de veracidade nos fatos apresentados.

Sempre que as intenções para visitar o território norte americano forem sinceras e boas, não há porque se preocupar com a obtenção do visto. Basta seguir as dicas de hoje e se preparar com antecedência e calma para que dê tudo certo.

entrevista-visto-americano-dicas

Texto adaptado do original em Skyscanner

Imagens reprodução