Um tradicional café promovido por instituições religiosas ajuda estudantes internacionais a praticarem o idioma e aprenderem mais sobre a cultura local

Durante duas semanas, estudantes que vieram a Dublin para aprender e praticar o idioma inglês são convidados a conhecer novas pessoas e descobrir um pouco mais sobre a Irlanda e seu povo de uma maneira bem diferente. É o Uncle Eddie’s Internacional Cafe, um evento que acontece há mais de cinco anos nas férias de verão da Europa. Até o dia 25 de julho, atividades culturais, jogos, pratos típicos são algumas das atrações do evento que também tem como proposta acolher os estrangeiros e falar um pouco sobre a Bíblia. Para o mineiro Renato Gonçalves Damião o encontro é muito especial. “Para mim, é difícil encontrar outras pessoas para falar inglês. Quando me convidavam para fazer algo era para ir ao pub, mas não gosto de beber. Essa é uma oportunidade maravilhosa para fazer algo diferente e interessante”, conta ele. A proposta de Renato é se dedicar completamente ao idioma e retornar ao Brasil nos próximos meses. Há quatro meses na Irlanda e participando não apenas desse evento, mas de outras atividades religiosas, ele disse que aprendeu muito e não só sobre o idioma. “Eu consigo entender muito melhor as pessoas falando inglês e ainda fiz novos amigos”, complementa.

Compartilhando experiência

A programação tem um tema diferente para cada noite do encontro. Na Immanuel Church Dublin, a programação inclui, por exemplo, cultura irlandesa, festa da panqueca, jogos, show de talento e banquete de chocolate. Mesmo os nativos fazem questão de participar dessa programação. Jenny Scargill, que já nasceu seguindo a religião protestante, quis ajudar os amigos convidando gente de todas as partes de Dublin para o evento. “É uma oportunidade para encorajar as pessoas a estudarem a Bíblia, a conhecerem nossa religião e ainda interagir com gente de todos os lugares”, conta ela.

A proposta

O tradicional café de verão acontece com outros nomes também na Inglaterra, na Escócia e na Irlanda do Norte. Comunidades de várias igrejas protestantes da Europa se reúnem para promover uma atividade diferente, que possa despertar nos jovens o interesse pela vida cristã. “Nós queremos ser capazes de receber as pessoas, poder ajudá-las com o inglês e falar sobre Jesus. O encontro é uma grande oportunidade para todos”, explica David Brakey, um dos coordenadores do encontro da Immanuel Church, no centro de Dublin.

O encontro é gratuito e acontece às 19h30 na Immanuel Church Dublin
28 Bachelors Walk, Dublin 1.


Marciéli Palhano
Jornalista brasileira, nômade por natureza. Adora conhecer pessoas, histórias e lugares diferentes. Se tiver comida boa, uma bela paisagem e gargalhadas, não precisa de mais nada. Diagnosticada com doença celíaca e intolerâncias alimentares, criou o projeto Zero Gluten & Lactose: www.zeroglutenlactose.com