Encontrar um trabalho na Ilha Esmeralda foi um dos meus principais objetivos quando decidi fazer um intercâmbio. Sabia que poderia ser difícil, mas que era totalmente possível. Este é, de longe, um dos maiores anseios de quem está planejando ir para o país ou acabou de chegar.

Afinal, toda experiência acompanhada de uma grana extra (em euros!) é muito bem vinda.

Quando o assunto é boa média salarial, a Irlanda está em quarto lugar no mundo. De acordo com o World Economic Forum, o país fica atrás apenas da Austrália, Luxemburgo e Bélgica.

O salário mínimo é, em média, €9,55 por hora (aproximadamente R$38 na conversão atual da moeda para o real). O valor independe da área de atuação. Para nós brasileiros, é um valor e tanto.

Se você quer encontrar um trabalho para chamar de seu, conhecer novas pessoas e praticar o seu inglês, prepare-se.

Trouxemos boas dicas sobre onde e como encontrar trabalho na Irlanda!

Prepare um bom currículo

Nada de novo por aqui, certo? Sabemos que montar um bom currículo em outra língua dá um frio na barriga. Quando cheguei na Irlanda fiquei com dúvidas sobre como faria e o que colocaria no meu currículo.

Escolhi organizar bem as informações que tinha e pedi ajuda ao meu professor de inglês, que fez uma breve revisão no conteúdo. Pronto. Estava preparada para procurar um trabalho. Coloquei meu interesses, experiências com trabalho, cursos que já havia feito e achava que se encaixava com a vaga que havia escolhido.

Não há muita regra quando o assunto é montar o seu currículo. Se você não tem muitas experiências, fale sobre o que você gosta e o que já fez ou já gostaria de fazer. É nesse momento em que a criatividade deve falar mais alto para conseguir transmitir a pessoa que você é em palavras.

E se o desespero bater pela falta do inglês, fique tranquilo. Existem oportunidades para quem não consegue se comunicar em inglês e/ou não é fluente no idioma. Porém, essas alternativas podem estar diretamente relacionadas com a função.

Na dúvida, peça sempre ajuda aos seus colegas e professores; não tenha medo de fazer algo por vergonha.

pessoas no templo bar em dublin para encontrar trabalho na Irlanda

Aproveite todas as oportunidades

Quando estamos viajando e não temos tantos contatos, qualquer ocasião pode ser uma oportunidade. Vale iniciar uma conversa com o garçom do restaurante, comentar sobre a sua situação e que está procurando por trabalho.

Não precisa forçar a barra e ir de lugar em lugar perguntando por vagas. Mas, sempre que rolar uma conversa, vale comentar que está de olho. No meio disso tudo, trocas de contatos podem acontecer e nós sabemos o quanto isso pode mudar uma situação.

Então, deixe claro para os colegas de quarto e escola comunicarem você se virem algo que possa te interessar. Ser cara de pau na medida certa ajuda mais do que ficar na sua esperando que uma oportunidade chegue até você.

Procure em sites de emprego

Sites também são uma boa opção para começar a saber como encontrar trabalho na Irlanda. Existem diversos lugares para encontrar trabalho na Irlanda. Basta criar um cadastro no site e enviar o arquivo do seu currículo para a vaga desejada.

A vantagem é que você consegue atingir mais empresas e vagas de forma mais rápida. Os principais sites são os seguintes:

Você provavelmente vai ouvir falar de algum outro site onde o seu amigo encontrou um trabalho, mas para começar os links acima são o suficiente.

Abaixo, saiba mais sobre os sites mais atualizados com vagas para quem quer saber como encontrar trabalho na Irlanda:

Jobs Ireland

O Jobs Ireland, além de publicar várias vagas, também divulga notícias sobre o mercado de trabalho irlandês e fornece dicas sobre tendências de profissão. Isso pode ajudar a encontrar trabalho na Irlanda, pois ajuda você a ficar por dentro de como funcionam as coisas por lá.

Indeed

Procure vagas pelo cargo, palavras-chaves ou pelo nome da companhia em todo o país. Você pode também fazer o upload do seu currículo no site ao invés de enviá-lo toda vez que for aplicar para uma vaga.

Irish Jobs

Um dos maiores sites da Irlanda para procurar empregos. É possível ver vagas com agências de recrutamento ou diretamente com os empregadores. Se quiser, pode melhorar a busca com a categoria do seu cargo e região.

Recruit Ireland

A Recruit Ireland é um ótimo site se você busca um trabalho mais específico. Funciona da seguinte maneira: o contato é feito diretamente com agências de emprego, que realizam entrevistas e seleções de uma única vez. Além disso, traz entrevistas sobre como você pode melhorar sua participação em entrevistas e melhorar o seu currículo.

Encontrar trabalho na Irlanda: saia para a rua

Muitas lojas e estabelecimentos acabam optando por não divulgar vagas na internet e apenas incluem avisos em suas vitrines. Sair de casa, conversar com pessoas e ficar de olho na divulgação de trabalhos é essencial.

Por muito tempo fiquei em casa e estava um pouco decepcionada com as expectativas que havia criado para mim mesma em relação ao trabalho. Porém, minha persistência acabou me levando à boas experiências com entrevistas e trabalho.

Conheci pessoas da minha ideia, com histórias diferentes e me dediquei a fazer algo que nunca havia feito. E pude ter a feliz experiência de em receber um salário em euros, é claro.

pessoas se conhecendo após encontrar trabalho na irlanda

Tipos de trabalho mais comuns para estudantes

Estudantes que chegam com o visto Stamp 2 podem trabalhar até 20h semanais no período em que estiverem estudando e até 40h semanais em períodos específicos (férias e fim de ano).

Logo, os trabalhos mais comuns para quem precisa conciliar trabalho e estudo são:

  • Cleaner ou Housekeeper (responsável pela limpeza);
  • Au pair (responsável por cuidar de crianças);
  • Floor staff (responsável pelo funcionamento de estabelecimentos);
  • Waitress (garçom/garçonete);
  • Kitchen porter (responsável pela limpeza da cozinha de bares e restaurantes);
  • Receptionist (recepcionista de estabelecimentos diversos).

São trabalhos que muitas pessoas nunca tiveram no Brasil, porém, todos têm boas remunerações que permitem manter o custo de vida na Irlanda. É comum ouvir pessoas dizendo que de nada adianta sair do Brasil e ter um “subemprego” no exterior.

A real diferença é que este “subemprego” é o verdadeiro emprego de muitos cidadãos irlandeses, que permite viajar, pagar as contas e viver sem maiores apertos. Então, não há do que se envergonhar ou desmerecer um trabalho digno que irá trazer muita história pra contar.

No intercâmbio, tudo é aprendizado. Logo de início, é interessante escolher as vagas que mais se encaixam com o seu perfil. Alguns trabalhos exigem mais esforço físico e podem ser bastante cansativos. Talvez seja interessante esperar um pouco mais do que aceitar algo apenas pelo dinheiro.

E se não der, continue tentando. Lembre-se que você escolheu e se permitiu viver toda e qualquer experiência.

Encontrar trabalho na Irlanda exige certa dedicação, como em qualquer lugar do mundo. Você precisa ser visto e se permitir ser visto, então é aquela história de sair da sua zona de conforto e ir atrás do que quer. Mostre que está disposto a trabalhar e não deixe o desânimo bater na sua porta!

Leia também:

 Estamos nas redes sociais. Siga-nos!

Então curta nossa página no facebook | Siga no Twitter @pressabroadpt
Se escreve no canal no YouTube | Confira também o Instagram


Verônica Motti
Verônica Motti é brasileira, trabalha com redação e produção de conteúdo digital e acredita na escrita como uma forma de se expressar, transmitir amor e compartilhar experiências. Após viajar por um ano entre a Europa e Ásia, decidiu ter menos coisas e ser mais. Saiba mais sobre suas experiências no seu Instagram @vero.motti.