Olá galera, eu sou o Moisés, este é a minha primeira matéria aqui no site, e para quem não sabe, estou vivendo desde Agosto do ano passado em Nairobi no Quênia, continente Africano. Estou estudando Psicologia na Universidade dos Estados Unidos – USIU.

Bem, quem já passou por um choque cultural?

Choque cultural nada mais é que o desafio de um indivíduo que vive em um ambiente social e cultural diferente.

Pois bem, em Setembro do ano passado eu estava dentro de uma sala de aula cheio de alunos de diferentes partes da África com um objetivo de aprender alguma coisa.

Mais como se concentrar em uma aula com um professor que  tem um inglês com um sotaque difícil de entender? Os colegas da turma também na mesma situação.

Achei que um ano de preparação estudando inglês  antes de ir para o Quênia não tinha valido nada. Eu me perguntava todos os dias o que eu estou fazendo aqui??? Quero voltar para Europa.

No entanto tenho que dizer que o ser humano é fantástico em questão de adaptação.

Passado uns meses lutando para entender melhor o inglês no Quênia,  tentando me socializar com a nova cultura, passei a ver as pessoas com um olhar mais humilde.  E o fantástico disto tudo, foi que logo percebi que eles são como nós brasileiros, alegres, bem dispostos, mesmo alguns vivendo  em condições precárias.

Acredito que estou aprendendo muito com eles e eles comigo.

Quando somos motivados pelos nossos sonhos conseguimos nos adaptar em lugares que nunca imaginamos sermos capazes de viver, e conseguimos ver a beleza onde outros não vêem.

Como entender todo esse mistério e tabus entre as tribos na África? Porque tantas rivalidades entre eles? Isto é assunto do próximo texto….. Até lá pessoal.

Esta foto é de um grupo de dança da universidade se apresentando na semana cultural na Universidade – USIU.

1

Foto da Universidade United States University – África

2

*Imagens Arquivo Pessoal

Encontrou um erro? Quer sugerir uma pauta? Ajude-nos a melhorar nosso conteúdo. Envie um e-mail para [email protected]