Há mais de um ano, Dublin (Irlanda) é a casa de Patricia Bernal. Aos 29 anos, a paulistana já morou em outras cidades, até no Rio de Janeiro. Mas o desafio de viver em outro país surgiu com uma proposta maior. Algo que vai além do interesse no idioma. “Quero ampliar meu cardápio cultural, meus conhecimentos e experimentar o mundo. Mas tudo já foi além das expectativas”, conta ela.

Da Irlanda, ela não reclama nem do clima. E olha que os próprios irlandeses reclamariam. “Acho que as pessoas não têm noção de como é incrível ter uma oportunidade de viajar e viver em outro país. Não dá pra se apegar a pequenas bobagens”, explica. A experiência de Patricia já rendeu bons frutos. Literalmente. Ela fez um vídeo, com frutas, para falar sobre a experiência de viver em outro país.

Travelling is… (Viajar é…) from Patricia Bernal on Vimeo.

A criação

Foi no meio da noite, naquelas de insônia, que Patricia começou a rabiscar as primeiras cenas do curta-metragem. Reunindo sentimentos e lembranças das experiências pessoais, o vídeo surgiu da vontade de exteriorizar toda a vivência e a própria criatividade. “Eu diria que é uma verdadeira criação. Não me inspirei na obra de ninguém, não veio com algum propósito claro, apenas surgiu em minha mente”.

As frutas têm como proposta agregar significados às mensagens. “Apareciam frutas na minha cabeça e eu ia relacionando-as com as mensagens. Acredito que porque eu acho frutas, flores, natureza lindas e fáceis de fotografar ou filmar. É uma beleza que não exige produção alguma”.

O trabalho, claro, teve contribuições de amigos. Juliana Pereira, publicitária, e Jacqueline Brito, bancária, ajudaram em toda a produção. Assim, “Travelling is…” nasceu e, hoje, leva uma mensagem a quem quer se aventurar em outros países, em outras culturas. “Eu amo a Irlanda, como amo o Brasil. A Irlanda é um país que me inspira. Aliás, aqui passei a ver que tudo nos inspira. É só olhar ao redor e sentir a vida”, conclui ela. Os sentimentos ao assistir o vídeo resumem a mensagem que Patricia quer deixar para turistas, intercambistas e aqueles que ainda planejam suas imersões.


Marciéli Palhano
Jornalista brasileira, nômade por natureza. Adora conhecer pessoas, histórias e lugares diferentes. Se tiver comida boa, uma bela paisagem e gargalhadas, não precisa de mais nada. Diagnosticada com doença celíaca e intolerâncias alimentares, criou o projeto Zero Gluten & Lactose: www.zeroglutenlactose.com