A cultura alemã no Brasil é forte principalmente no sul do país. Santa Catarina reúne muitos descendentes nos municípios de Pomerode, Blumenau e Joinville. Mas as semelhanças não ficam só na cultura. Propósitos em outras áreas se completam. As relações entre esses povos são intensas também em aspectos econômicos. Justamente pensando no fortalecimento da economia, o Encontro Econômico Brasil – Alemanha, que acontece desde 1982, ganha espaço para novas discussões até esta terça-feira (dia 02) em Hamburgo, na Alemanha. Empresários e políticos dos dois países debatem formas de aumentar o intercâmbio econômico, investimentos e a cooperação tecnológica.

brasil alemanhaA Alemanha é o quarto maior parceiro do Brasil nos assuntos de economia, perde apenas para a China, os Estados Unidos e a Argentina. Cerca de 1.600 empresas alemãs estão no Brasil e metades delas em São Paulo – maior centro de representação comercial da economia alemã fora da Alemanha. Nos últimos cinco anos, o intercâmbio comercial brasileiro com a Alemanha aumentou 35,5%, alcançando 21,73 bilhões de dólares.

Benefícios da parceria

As bolsas de estudo são alguns dos reflexos dessas parcerias. A área da engenharia é a maior beneficiada no Brasil. Os convênios com Universidades e Institutos Tecnológicos aumentam a cada ano. Nessa edição, a assinatura de convênio entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina, o Instituto Euvaldo Lodi e a Fundação Steinbeis, de Berlim, quer identificar oportunidades e realizar atividades em áreas como programas de educação executiva para os gestores, líderes e empresários. O objetivo ainda é promover o intercâmbio de conteúdos para educação, além de visitas técnicas e o desenvolvimento conjunto de estudos sobre melhores práticas internacionais (benchmarking) em educação executiva, inovação, liderança, estratégia e internacionalização.

O resultado disso são mais oportunidades para brasileiros e alemães.

Encontrou um erro? Quer sugerir uma pauta? Ajude-nos a melhorar nosso conteúdo. Envie um e-mail para: [email protected]