Fazer intercâmbio com uma bolsa de estudo é mesmo um sonho, não é? então confira essa dica.

O programa Erasmus Mundus segue com inscrições abertas para bolsas de mestrado em Jornalismo, Mídia e Globalização em universidades europeias. Os candidatos interessados poderão se inscrever até o dia 10 de janeiro. O auxílio completo está disponível aos estudantes não residentes na Europa e o curso será ministrado na língua inglesa.

Erasmus Mundus Journalism

O programa oferece um mestrado com duração de dois anos em dois países europeus. Durante o primeiro ano, os alunos estudarão na universidade Aarhus e na Danish School of Media and Journalism, na Dinamarca. Ainda nesta primeira etapa, há a opção de cursar o segundo semestre na Universidade da Califórnia, nos EUA; na PUC de Santiago, no Chile; e na University oh Technologu, em Sydney, Austrália.

Para o segundo ano, os mestrandos poderão dar prosseguimento ao curso, em uma das quatro especialidades disponíveis: Guerra e Conflito, na Universidade Swansea (País de Gales, Reino Unido); Negócios e Finanças, na City University de Londres (Inglaterra); Jornalismo e Mídia entre Culturas, na Universidade de Hamburgo (Alemanha); Mídia e Política, na Universidade de Amsterdã (Holanda). A escolha deverá ser feita no momento da inscrição.

Auxílio

A bolsa de mestrado oferece auxílio de 47 mil euros para estudantes que não residam na Europa. Serão considerados elegíveis aqueles que não moraram por mais de 12 meses, ao longo dos últimos cinco anos, em qualquer um dos países da União Europeia, Islândia, Noruega ou Liechtenstein. Já os que moram no continente poderão obter o auxílio de 34 mil euros. Os valores correspondem à cobertura dos dois anos de mestrado e neles estão inclusas despesas com matrículas, viagens e hospedagem.

Inscrição

Para se candidatar é necessário ter formação universitária e, no mínimo, três meses de experiência profissional em jornalismo; histórico escolar acima da média e apresentar um certificado do exame de proficiência em inglês Ielts, com nota igual ou superior a sete. Durante a inscrição, os interessados deverão enviar um certificado de graduação, currículo, três reportagens como portfólio e duas cartas de recomendação.

Quer mais informações sobre o programa? Dê uma conferida no portal Mundus Journalism Master.

Leia também:

Quer receber dicas de  intercâmbio e viagem?


Joyce Lima
Jornalista e assessora de comunicação, a área cultural é a sua paixão e, por isso, sempre busca conhecer costumes e culturas de diferentes lugares. A história de cada país e região a encanta e ela procura dividir isso de maneira mais fidedigna com os leitores. Carioca da gema e sem amarras segue livre buscando conhecimentos por onde passa.