Quem está em busca de uma oportunidade no exterior para estudar deve ficar atento às instituições que oferecem vagas nas mais diversas áreas com projetos de pesquisa. Essa pode ser a sua chance de ter uma experiência internacional sem ter que gastar dinheiro para isso.

Na Alemanha, a Fundação Alexander von Humboldt concederá bolsas de estudo para projetos de pesquisa na Alemanha a profissionais que tenham visão de mundo e senso de liderança. Se você se encaixa nesse perfil, pode fazer a sua inscrição até o dia 15 de setembro.

Para participar, o candidato deve ter concluído um curso de graduação em qualquer área de conhecimento, ter domínio do idioma inglês ou alemão, comprovar a participação em atividades de liderança, ter uma carta de motivação e duas referências de carreira, acadêmicas e pessoais de profissionais qualificados.

A bolsa pode chegar a até 2.750 euros por mês dependendo da qualificação do candidato e inclui também ajudas de custo para saúde e mobilidade.

1500 bolsas no Reino Unido

A bolsa pode chegar até 100 mil libras esterlinas e será concedida para pesquisas nas áreas:

1. Saúde

2. Transformações urbanas

3. Alimento, energia, água e meio ambiente

4. Resiliência da biodiversidade e dos ecossistemas

5. Desenvolvimento econômico e bem-estar social

Propostas em outras áreas também serão consideradas, desde que promovam a colaboração entre o Reino Unido e o Brasil e atendam aos critérios associados com a Assistência Oficial ao Desenvolvimento. O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) quer desenvolver pesquisas conjuntas que estabeleçam colaborações sustentáveis entre os dois países. O prazo para enviar os projetos de pesquisa vai até o dia 17 de outubro. Mais detalhes na página do CNPq.

Fonte: Universia Brasil

Imagem reprodução