Alimentos e bebidas podem ser caros em aeroportos. Mas o que acontece quando os clientes se deparam com uma “estação de honestidade”?

Foi isso que o aeroporto de Dublin, na Irlanda, introduziu em 2014, quando as suas primeiras estações de “água de avião” surgiram em vários pontos na área de embarque (pós controle de segurança).

A água é livremente disponível em quiosques de serviço não tarifados, contendo a informação de que o “preço” é € 1 (um Euro) e uma caixa para depósito de moedas ao lado das prateleiras.

caixa-da-honestidade-aeroporto-dublin-irlanda-press-abroad
Imagem Reprodução: Plane Water at Dublin Airport

E o resultado? Segundo a administração do aeroporto, 92% dos passageiros pagam € 1 e adoram o valor e a conveniência do sistema.

Rapidamente, o conceito foi implantado no aeroporto de Cork, cidade localizada no sul da Irlanda e também em aeroportos de outros países, como Bruxelas, na Bélgica, e os passageiros tiveram algumas reações interessantes: “o efeito de reciprocidade sugere que se as pessoas percebem a “água de avião” como um ato de bondade por parte da autoridade aeroportuária, elas podem responder mostrando mais bondade”, escreveu Amy Bucher depois de sua visita.

O que você acha?

Com informação: Independent.ie

Leia também:


Paula Granado
Paula é pedagoga, mestre em Educação, designer de interiores, nômade e pesquisadora. Falar sobre artes, cultura e educação faz parte de sua essência. Adora viajar, conhecer novos lugares e estilos de vida. Já morou em Dublin, Salamanca e atualmente vive em Barcelona. Especialista no tema “cidadania e nacionalidade estrangeira”, sonha com o dia em que existirá uma lei que obrigue todas as pessoas a viajar e explorar lugares desconhecidos!