Toda minha vida pensava “Tenho que viajar e morar na Europa, tudo lá é lindo” e de fato cá estou e, realmente, é bonito. Por ser do Sul do Brasil e não ter muito contato fora de Santa Catarina, aqui criei muitas amizades de todo lugar da Terra Brasilis e nunca tinha me batido na cabeça o quão pouco eu sei e conheço sobre o meu país. Temos belas paisagens, lugares e pessoas o que me deixou mais triste comigo, por não ter olhado por este ângulo. Decidi que, quando eu voltar, quero me programar pra conhecer mais este belo país que temos.

Engraçado que tive que viajar pra praticamente do outro lado do mundo para poder ver melhor o Brasil e tudo que ele tem pra oferecer.

Apesar de incentivarmos a viagem para o exterior, não podemos negar que o Brasil é (muito) grande e tem belas atrações pra quem quer conhecer, então aqui vamos a elas.

1- Deserto de Tocantins

Tocantins
Fonte

Parque estadual do Jalapão conta com formações rochosas incríveis, cachoeiras, paisagens inesperadas e uma flora e fauna que não se encontram em nenhum outro canto do planeta.


2- A caverna mais profunda do mundo

Mato Grosso
Fonte

Considerada a maior caverna submersa do mundo, o Abismo Anhumas é um colossal buraco que fica a 23 km de Bonito, no Mato Grosso do Sul. É possível acessá-lo através de uma fenda através de 72 metros de descida vertical em rapel.

3- O maior tesouro arqueológico do país

Serra da Capivara
Foto © Pablo de Sousa/ciadeluz.com.br

Estudos apontam que humanos já habitavam a região do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, há mais de 50 mil anos, o que o torna a lugar que abriga a mais antiga presença humana nas Américas.

4- A terra dos Búfalos

Foto divulgação
Foto divulgação

Marajó, no Pará, proporciona a todos os visitantes as belezas exóticas da maior ilha fluvio-marinha do mundo, sem contar os vestígios de seu passado de civilização pré-colombiana.

5- A Ponta do Mel

Ponta do Mel
Foto divulgação

Esse cantinho do Brasil,  localizado a mais de 300 km de Natal, no Rio Grande do Norte, é onde ocorre um raro encontro do sertão com o mar.

6- Nossa Montanha Mágica

Montanha Mágica
Foto © Trip Advisor

Na remota fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, situa-se o Monte Roraima, com seus 2.700 metros de altitude. O monte, no formato de mesa (tepuy), possui 15 quilômetros de comprimento, e  tem seu topo tomado por vales e formações rochosas esculturais, rios e cachoeiras, fauna e flora próprias, com vistas espetaculares de montanhas, florestas e savanas localizadas ao redor.

7- O Vale da Lua

Foto © via
Foto © via

A Chapada dos Veadeiros, no Alto Paraíso de Goiás, possui formações rochosas que remetem à superfície lunar, com grutas e piscinas naturais.

8 – A Ilha dos Lobos Marinhos

Foto divulgação
Foto divulgação

A menor reserva ambiental do Brasil, localizada em Torres, no Rio Grande do Sul, é a única lugar do país a abrigar leões marinhos em certas épocas do ano.

9 – Encanto Azul

Encanto Azul
Foto divulgação

O poço de águas cristalinas cercados por paredões de pedras vermelhas fica na Chapada das Mesas, no Maranhão. E debaixo d´água ainda tem mais belezas – com máscara e snorkel, pode-se observar e nadar em meio a piaus, lambaris e cascudos.

10 – O Caribe Amazônico

caribe amazonico
Foto divulgação

Não é à toa que Alter do Chão, localizada às margens do tio Tapajós, no oeste do Pará, é conhecida como o ‘Caribe Amazônico’. Formada por areias brancas, águas cristalinas e cercada pela floresta, ela aparece deslumbrante de julho a janeiro, quando chove menos na região.

11 – O nosso Cânion

Foto Juscelino Reis
Foto Juscelino Reis

No Piauí, o cânion do Rio Poti é uma escultura colossal formada pelo trabalho paciente da água ao longo de milhões de anos. A região, de natureza exuberante, exibe também incríveis riquezas arqueológicas.

E ai, concorda? Se quiser recomendar um lugar que a gente não conhece aqui nos comentários, fique a vontade 🙂

Imagens reprodução