Confira os 7 pratos para você  aprender a cozinhar e ficar pronto para morar sozinho

Nem todos gostam de se aventurar na cozinha, testar receitas e encarar um fogão. Mas quem quer morar fora do país, passar uma temporada longe de casa, longe das comidas da mãe ou da avó, é bom saber pelo menos o básico para não passar apertos e vontades. Pensando nisso, selecionamos alguns pratos que você deve aprender a preparar o quanto antes. Quem já está nos vinte anos, mora ou vai morar sozinho, e não aprendeu o básico é bom correr atrás do prejuízo. Assim dá pra economizar dinheiro com restaurantes e comer muito melhor. Quem sabe você ainda descobre um novo dom? Faz novos amigos convidando-os para um almoço ou jantar? Ou quem sabe não dá para ganhar um dinheiro vendendo algumas guloseimas?

O Press Abroad vai trazer nas próximas cinco tercas-feiras uma receita de um prato prático, saboroso e barato para você levando em conta as características de cada país. Hoje, você pode começar conferindo o que você já sabe e o que ainda pode aprender a fazer:

1. Croque Monsieur

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Fazer aquele tradicional misto quente é fácil, não é? E quel tal deixar ele mais atraente e apetitoso até para uma refeição? O Croque Monsieur é uma torrada francesa mais encrementada. Você pode misturar queijo coalho (é ideal para gratinar) com crème fraîche, uma nata ou creme de leite pasteurizado fácil de encontrar nos mercados da Europa. Na falta, é possível usar creme de leite tradicional. Aí é só colocar esse creme com queijo e presunto no paõ. Cobrir o sanduíche com o queijo e o creme e colocar no forno para gratinar. Servido com uma salada, fica um prato nutritivo, barato e prático.

2. Frango assado

O frango assado também é pratico e combina com salada, arroz, batata ou qualquer acompanhamento de sua escolha. Basta colocar sal e o tempero de sua preferência. Colocar legumes ao redor é uma ótima dica para deixar tudo mais saboroso e saudável. Por cima dos legumes pode colocar azeite de oliva. O único truque é ficar atento aos a quais vegetais demoram um pouco mais para cozinhar – vegetais mais duros, como cenoura, batata, brócolis, demoraram mais do que cogumelos e tomates.

3. Purê de batata

Para fazer purê de batatas, você corta batatas cruas em pedaços de tamanhos, coloca numa panela com água e deixe ferver até cozinhar – o ponto é quando você consegue facilmente perfurar a batata com uma faca. Depois é só escorrer, esmagar com um garfo, misturar uma ou duas colheres de margarina ou creme de leite (dependendo a quantidade de batatas). Junte tudo com uma pitada de sal. Se quiser, ainda pode adicionar alho, temperos, queijo.

4. Panqueca

Saber como fazer isso fará de você um herói em muitos momentos da sua vida. Ela pode ser doce ou salgada. Para a massa, é só bater no liquidificador 1 copo de leite, 1 ovo, 1 copo de farinha de trigo, 1 colher de sopa de óleo e sal a gosto. Coloque a massa numa frigideira e depois é só rechear com carne moída cozida, queijo e presunto ou com o que achar mais prático e gostoso. As opções doces podem ser de chocolate, queijo e geléia ou banana com canela.

5. Hambúrguer

Fácil e tentador, o hambúrguer é uma ótima opção para o fim de semana e pode ficar mais saudável quando preparado em casa. É só misturar a carne moída com tempero do seu gosto (a sugestão é picar cebola, cebolinha verde e misturar uma pitada de orégano). O sal também é importante. Para ficar mais fácil fazer o hambúrguer, uma dica é acrescentar um pouquinho de trigo na mistura (é pouco, só para dar liga e a carne ficar mais juntinha). Depois é só colocar no forno ou na grelha.

6. Arroz de forno

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

Você pode fazer daquela sobre de arroz do almoço de ontem um grande prato. É só misturar o arroz cozido com legumes, picar presento ou salame, azeitona, queijo e uma ou duas colheres de creme de leite para dar liga. Coloque no forno até ficar dourado e está pronta uma nova refeição.

7. Ensopado de carne

 

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

Esta é uma boa receita para aprender a trabalhar a carne. Corte em cubos e coloque para refogar. Acrescente cebolas nessa panela, adicione um pouco de líquido (caldo de carne, o vinho). Você também pode acrescentar ervas, mas é importante cozinhar sempre em fogo baixo depois que a carne reforgou. Adicione em seguida vegetais como batatas, cenouras, ervilhas e um pouquinho de água. Assim que os legumes estiverem fácil de cortar, o prato está pronto.


Marciéli Palhano
Jornalista brasileira, nômade por natureza. Adora conhecer pessoas, histórias e lugares diferentes. Se tiver comida boa, uma bela paisagem e gargalhadas, não precisa de mais nada. Diagnosticada com doença celíaca e intolerâncias alimentares, criou o projeto Zero Gluten & Lactose: www.zeroglutenlactose.com